O líder da maioria Steve Scalise (R-LA) e o líder da maioria Tom Emmer (R-MN) também garantiram mais um mandato.
Na quarta-feira, os republicanos escolheram o presidente da Câmara , Mike Johnson (R-LA), como seu indicado na disputa pela presidência da Câmara na próxima sessão do Congresso, que começa no ano que vem.
Johnson recebeu apoio unânime em uma votação oral, de acordo com relatos , garantindo sua presença na votação plena da Câmara, que provavelmente ocorrerá no início de janeiro.
Horas antes, o presidente eleito Donald Trump se encontrou com os republicanos da Câmara no Capitólio e disse a eles que estava com Johnson ” até o fim “, de acordo com vários relatos.
O conservador Freedom Caucus, que supostamente queria um desafiante para Johnson ou pelo menos um voto secreto, acabou não resistindo ao voto oral, segundo Melanie Zanona, do Punchbowl News .
Olivia Beavers, do POLITICO, relatou que ouviu que um acordo foi negociado para impedir emendas para “punir membros” em troca de aumentar o limite para a moção de desocupação para nove membros.
A Câmara liderada pelos republicanos elegeu Johnson como presidente pela primeira vez em outubro de 2023, depois que o então deputado Kevin McCarthy (R-CA) foi afastado do cargo por seus pares.
Johnson enfrentou um Senado liderado pelos democratas e o presidente Joe Biden, mas o Partido Republicano controlará a câmara alta e a Casa Branca na próxima sessão após as vitórias eleitorais de 2024.
Em sua carta aos colegas legisladores do Partido Republicano solicitando o relatório, Johnson listou uma série de prioridades políticas alinhadas com a agenda de Trump “Make America Great Again”.
“O mandato que foi entregue mostra que a maioria dos americanos está ansiosa por fronteiras seguras, custos mais baixos, paz por meio da força e um retorno ao bom senso”, disse ele.
“Com um governo republicano unificado, se enfrentarmos esse momento histórico juntos, os próximos dois anos podem resultar no Congresso mais importante da era moderna”, acrescentou Johnson.
Outras eleições de liderança do Partido Republicano na Câmara também ocorreram na quarta-feira. O líder da maioria Steve Scalise (R-LA) e o líder da maioria Tom Emmer (R-MN) garantiram outro mandato em seus respectivos cargos.
Com Trump selecionando a presidente da Conferência Republicana da Câmara, Elise Stefanik (R-NY), como sua indicada para embaixadora na ONU, os republicanos votaram em quem seria sua sucessora na posição de liderança.
As deputadas Lisa McClain (R-MI) e Kat Cammack (R-FL) , ambas que acabaram de ganhar um terceiro mandato no Congresso, competiram para substituir Stefanik. McClain venceu no final, supostamente por uma votação de 146-67.
“Estou honrado por ter sido escolhido pelos meus colegas”, disse McClain no X, acrescentando mais tarde: “Estou animado para liderar nossa equipe unificada ao lado do presidente Trump e [do presidente Johnson] para aprovar a agenda America First.”
A cadeira da Conferência do Partido Republicano, cujo titular “ lidera a organização de todos os membros do Partido Republicano na Câmara”, é ocupada por Stefanik desde que ela assumiu o lugar da então deputada Liz Cheney (R-WY) em 2021.
McClain, a secretária da Conferência do Partido Republicano da Câmara , tem 70% no Heritage Action Scorecard. Ela foi elogiada pela Rep. Harriet Hageman (R-WY) por apoiar Trump “cedo e ajudou a tornar um estado ‘azul’ vermelho”.
O deputado Gary Palmer (R-AL) perdeu sua tentativa de reeleição como presidente do Comitê de Política Republicana para o deputado Kevin Hern (R-OK), enquanto o deputado Blake Moore (R-UT) ganhou outra vaga como vice-presidente da Conferência Republicana da Câmara.
Após desistir da disputa pela presidência da Conferência do Partido Republicano, a deputada Erin Houchin (R-IN) derrotou o deputado Mark Alford (R-MO) para se tornar seu secretário. O deputado Richard Hudson (R-NC) ganhou um segundo mandato como presidente do NRCC.
Os republicanos devem ter pelo menos uma maioria de dois assentos na Câmara após a eleição de 2024. No entanto, com Trump escolhendo vários membros do GOP para sua administração, isso pode complicar esse quadro no ano que vem.
Os democratas da Câmara estão programados para realizar suas eleições de liderança na próxima semana. Na câmara alta, os republicanos escolheram o senador John Thune (R-SD) para suceder o senador Mitch McConnell (R-KY) como líder de sua conferência.