Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 30 setembro, 2024
Início » O nitazeno, a nova ameaça mortal que devasta os EUA e Reino Unido

O nitazeno, a nova ameaça mortal que devasta os EUA e Reino Unido

Por Marina B.

Desenvolvido nos anos 1950, o nitazeno tem sido responsável por fatalidades nas ruas dos EUA e Reino Unido. A substância é clandestinamente misturada a outras drogas visando reduzir os custos de produção.

Justo quando as comunidades começaram a compreender os efeitos nocivos do abuso de drogas como fentanil e oxicodona, outros analgésicos emergiram dos arquivos farmacêuticos para se tornarem uma ameaça letal nas ruas. Conhecidos como opioides 2-benzilbenzimidazol, os nitazenos podem ser até 500 vezes mais potentes que a heroína, tornando os usuários ainda mais suscetíveis à dependência.

Agências reguladoras de medicamentos nos Estados Unidos, Reino Unido e Europa têm observado um aumento nos casos de overdoses e mortes relacionadas ao uso de nitazeno, que se mostra ainda mais potente que o fentanil.

Os dados indicam que, enquanto as autoridades se empenham em conter o uso de fentanil e a produção de heroína no Afeganistão, sob o regime do Talibã, o nitazeno está sendo misturado a outras substâncias, como fentanil e até mesmo maconha.

O que é o nitazeno?

O nitazeno, desenvolvido nos anos 1950 como um opioide analgésico, é uma classe de mais de 20 compostos químicos sintéticos. No entanto, o medicamento nunca foi aprovado para uso médico ou veterinário.

Drogas sintéticas como o nitazeno e o fentanil não são encontradas naturalmente na natureza, como a heroína ou a maconha, mas são fabricadas artificialmente a partir de produtos químicos.

Os primeiros relatos de uso ilegal de nitazeno datam de 2019 nos EUA, Reino Unido e Bálcãs, embora a droga esteja associada a mortes ocorridas na Rússia desde 1998.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nitazeno como uma substância psicoativa, o que significa que afeta processos mentais como percepção, consciência, cognição, humor e emoções. Embora nem todos os psicoativos sejam viciantes, o nitazeno é consideravelmente mais potente que seus análogos naturais, como a morfina ou a heroína, aumentando assim o risco de dependência, de acordo com especialistas.

O nitazeno é uma substância controlada, geralmente classificada como narcótico perigoso e ilegal.

Quando vendido como pó, o nitazeno apresenta coloração amarela, marrom ou esbranquiçada. A Administração de Fiscalização de Drogas (DEA) dos EUA também alerta que a substância pode ser comercializada em forma de pílulas falsificadas, imitando medicamentos farmacêuticos como comprimidos de dilaudid M-8 ou oxicodona M30.

Os efeitos são semelhantes aos de outros opioides, como euforia, sedação e uma espécie de consciência entorpecida, mas também podem levar à parada respiratória.

Por que o risco de overdose é tão alto?

Em uma carta aberta publicada no jornal de saúde Lancet Public Health em fevereiro de 2024, o Centro Europeu de Monitoramento de Drogas e Dependência Química (OEDT) relatou um aumento na identificação de nitazeno em autópsias de mortes relacionadas ao uso de drogas desde 2022.

Há evidências de que o nitazeno está sendo misturado a outras drogas ilícitas para reduzir os custos de produção. Segundo Adam Holland, da Escola de Ciências Psicológicas de Bristol, no Reino Unido, o nitazeno foi detectado em substâncias como opioides, benzodiazepínicos e produtos à base de cannabis.

“Isso significa que muitos consumidores estão usando nitazeno inadvertidamente, sem estar ciente dos riscos”, escreveu Holland no Lancet Public Health. Parte desses riscos decorre do fato de os usuários não conseguirem determinar a quantidade exata da droga que estão consumindo, pois muitas vezes não sabem que estão consumindo nitazeno.

Essa análise é corroborada por estatísticas do Reino Unido, onde mais de 50 pessoas morreram após consumir nitazeno em um período de seis meses até dezembro de 2023.

O nitazeno é viciante?

É difícil determinar com precisão o grau de dependência das substâncias ilícitas, incluindo o nitazeno, pois são raros os casos em que isso pode ser isoladamente determinado. Existem diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais que influenciam os distúrbios causados pelo uso da substância, incluindo a dependência, e como ela afeta um indivíduo.

Os farmacologistas, no entanto, usam a potência da droga como referência.

Um relatório de 2022 da Comissão de Aconselhamento sobre o Abuso de Drogas (ACMD) do Reino Unido menciona uma análise de estudos nos quais os cientistas administraram 2-benzilbenzimidazol, incluindo isotonitazeno – conhecido nos EUA como “ISO” – e etonitazeno, em ratos. Concluiu-se que o isotonitazeno seria 500 vezes mais potente que a morfina, enquanto o etonitazeno seria mil vezes mais potente.

Quais são os efeitos no organismo?

O nitazeno interage com vários receptores de opioides no cérebro e no sistema nervoso. Em um alerta do governo britânico, um desses receptores foi descrito como um “mediador principal” no cérebro que influencia funções positivas e terapêuticas, como o alívio da dor e o sistema de recompensa, causando uma sensação de euforia.

Outra análise de 2022 sobre o funcionamento de um dos receptores cerebrais concluiu que “tanto os efeitos terapêuticos quanto os indesejados dos opioides são mediados por meio de sua conexão” com esses receptores. Esses efeitos indesejados incluem dependência, tolerância e sintomas de abstinência.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.