Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 29 dezembro, 2025
Início » O FBI desloca recursos para Minnesota enquanto o diretor Patel chama de esquema de fraude de 250 milhões de dólares de ‘a ponta de um iceberg muito grande’

O FBI desloca recursos para Minnesota enquanto o diretor Patel chama de esquema de fraude de 250 milhões de dólares de ‘a ponta de um iceberg muito grande’

Por Alexandre Gomes

O diretor diz que o departamento utilizou recursos adicionais antes que a atenção online em relação à fraude se intensificasse

O diretor do FBI, Kash Patel, disse que a agência enviou mais pessoal e recursos investigativos para Minnesota como parte de um esforço contínuo para “desmontar esquemas de fraude em grande escala que exploram programas federais.”

Patel disse no domingo que o bureau transferiu recursos para o estado antes que a recente atenção online se intensificasse, apontando para a investigação Feeding Our Future, que revelou um esquema de US$ 250 milhões que desviou ajuda alimentar federal destinada a crianças durante a pandemia de COVID-19.

O caso já resultou em 78 acusações e 57 condenações, com promotores também acusando réus em um plano separado para subornar um jurado com $120.000 em dinheiro, disse Patel, acrescentando que a investigação continua em andamento.

“O FBI acredita que isso é só a ponta de um iceberg muito grande. Continuaremos acompanhando o dinheiro e protegendo as crianças, e essa investigação continua muito em andamento”, escreveu ele no X. “Além disso, muitos também estão sendo encaminhados a autoridades de imigração para possíveis processos adicionais de desnaturalização e deportação, quando for elegível.”

O anúncio de Patel vem após um vídeo viral postado nas redes sociais na sexta-feira pelo jornalista independente Nick Shirley, que destacou supostas fraudes envolvendo centros de creche e aprendizagem em Minnesota.

No vídeo, muitas das instalações pareciam inoperacionais, apesar de supostamente terem recebido milhões de dólares em ajuda do governo.

Legisladores republicanos, incluindo o líder da maioria na Câmara Tom Emmer, republicano de Minnesota, e o deputado Mike Lawler, republicano de Nova York, assim como o vice-presidente JD Vance, responderam ao vídeo viral, com Emmer acusando o governador Tim Walz de ficar “parado enquanto bilhões eram roubados de trabalhadores de Minnesota.”

Um porta-voz de Walz disse à Fox News Digital: “O governador trabalhou por anos para combater fraudes e pedir à legislatura estadual mais autoridade para tomar medidas agressivas. Ele fortaleceu a supervisão – incluindo o lançamento de investigações sobre essas instalações específicas, uma das quais já estava fechada.”

“Ele contratou uma empresa externa para auditar pagamentos a programas de alto risco, encerrou completamente o programa de Serviços de Estabilização Habitacional, anunciou um novo diretor estadual de integridade do programa e apoiou processos criminais.”

O vídeo de Shirley também acompanha um grupo de funcionários do estado de Minnesota que acusaram Walz em novembro de não agir diante de alertas generalizados de fraude e de retaliação contra denunciantes.

Uma conta X que se autodenomina Minnesota Staff Fraud Reporting Commentary, que diz ser composta por mais de 480 funcionários do estado de Minnesota, escreveu que Walz é “100% responsável por fraudes massivas em Minnesota.”

“Avisamos Tim Walz sobre fraude logo no início, esperando uma parceria para impedir fraudes, mas não, tivemos a resposta oposta. Tim Walz retaliou sistematicamente contra denunciantes usando monitoramento, ameaças, repressão, e fez o possível para desacreditar os relatos de fraude”, afirmou o grupo. “Além de retaliar contra denunciantes, Tim Walz retirou o poder do Escritório do Auditor Legislativo, permitindo que as agências desconsiderem suas conclusões e orientações de auditoria.”

Walz abordou a fraude em uma coletiva de imprensa no final de novembro, dizendo que ela “mina a confiança no governo” e “mina programas que são absolutamente críticos para melhorar a qualidade de vida.”

“Se você está cometendo fraude, não importa de onde venha, como você seja, no que acredite, você vai para a cadeia”, acrescentou.

O New York Times relatou que o que inicialmente parecia para muitos habitantes de Minnesota ser um caso isolado de fraude durante a pandemia se ampliou para uma preocupação muito maior para autoridades estaduais e federais.

O Times informou que, nos últimos cinco anos, segundo as autoridades policiais, vários esquemas de fraude proliferaram em partes da comunidade somali de Minnesota. Vários indivíduos supostamente criaram empresas que cobravam às agências estatais por milhões de dólares em serviços sociais que nunca foram entregues.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.