Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 30 dezembro, 2024
Início » Novos detalhes surgem sobre o encobrimento da Casa Branca sobre o declínio cognitivo de Biden

Novos detalhes surgem sobre o encobrimento da Casa Branca sobre o declínio cognitivo de Biden

Por Alexandre Gomes

Alguns dos próprios secretários de gabinete de Biden não foram autorizados a falar com ele.

Um novo relatório publicado na quinta-feira revelou novos insights sobre os esforços da Casa Branca para esconder o grave declínio cognitivo do presidente Joe Biden nos últimos quatro anos.

O Wall Street Journal relatou que os assessores de Biden limitaram com quem ele falava, quais informações lhe davam e quais notícias ele consumia.

Quase 50 democratas — vários políticos, assessores e funcionários do governo — falaram com o Journal para a reportagem na qual descreveram o “abraço dado” que testemunharam dos assessores de Biden, que, segundo eles, foi diferente de tudo que já tinham visto antes.

O relatório disse que o declínio cognitivo de Biden foi tão grave que um muro foi construído ao redor dele para mascarar suas dificuldades, que eram tão significativas que poderiam “perturbar a ordem mundial”.

Logo nos primeiros meses após assumir o cargo, Biden já mostrava sinais de declínio cognitivo associado à “idade avançada”, disse o relatório. Ele simplesmente não conseguia fazer seu trabalho se estivesse envolvido em reuniões longas porque ficava “cansado” e “cometia erros”.

A equipe de Biden disse àqueles que tiveram acesso ao presidente que eles deveriam manter as reuniões bem curtas e diretas com ele, caso tivessem tempo.

O relatório disse que o grau em que sua equipe o escondeu dos principais legisladores, doadores e até mesmo de seus próprios secretários de gabinete foi algo que nunca viram acontecer com um presidente.

O deputado Adam Smith (D-WA), então presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara, supostamente tentou entrar em contato urgentemente com Biden antes de sua retirada desastrosa do Afeganistão porque queria avisá-lo de que ele estava caminhando para um desastre.

O telefonema nunca aconteceu e o resto é história: 13 militares americanos foram assassinados em um atentado suicida e imagens de pessoas caindo de aviões durante o desastre envergonharam os militares americanos.

Várias autoridades disseram que nunca tiveram tempo de falar com Biden e, em vez disso, tiveram que lidar com sua equipe, que aparentemente fez a maior parte do trabalho para ele.

A equipe de Biden trabalhou tanto para proteger seu declínio cognitivo do mundo exterior que alguns de seus próprios secretários de gabinete desistiram até de tentar se comunicar com Biden porque pedidos para falar com ele “não seriam bem-vindos”.

Os secretários de gabinete que tiveram interações com a Casa Branca muitas vezes só tinham permissão para falar com o círculo interno de assessores de Biden, não com o próprio Biden.

À medida que a mente de Biden continuou a se deteriorar ao longo de seu mandato como presidente, o mesmo ocorreu com o número de reuniões que ele teve com seus principais secretários, como o Secretário de Defesa Lloyd Austin, disse o relatório.

A equipe jurídica de Biden o preparou ao longo de uma semana para sua entrevista com o Conselheiro Especial Robert Hur na investigação criminal sobre seu manuseio de informações confidenciais. Quando a entrevista chegou, Biden não conseguia se lembrar da maioria das coisas que lhe haviam sido instruído a dizer e ele se esforçou para responder a perguntas básicas.

O relatório continuou:

A equipe de Biden também o isolou na campanha eleitoral. No verão de 2023, um importante doador democrata organizou um pequeno evento para a candidatura de reeleição de Biden. O doador ficou chocado quando um oficial de campanha lhe disse que os participantes não deveriam esperar ter uma sessão de perguntas e respostas livre com o presidente. Em vez disso, o organizador foi instruído a enviar duas ou três perguntas com antecedência que Biden responderia.

Em alguns eventos, a campanha de Biden imprimiu as perguntas pré-aprovadas em cartões e então deu aos doadores os cartões para lerem as perguntas. Mesmo com todos esses passos, Biden cometeu erros, o que confundiu os doadores que sabiam que Biden tinha as perguntas com antecedência.

O relatório disse que alguns dos assessores de Biden de nível inferior tiveram que lembrá-lo repetidamente de coisas básicas, como onde ele deveria andar e sentar.

Os assessores de alto escalão de Biden esconderam dados de pesquisas dele, levando-o a acreditar que coisas ilusórias como a disputa entre ele e Donald Trump eram incertas quando, na realidade, Biden estava caminhando para uma derrota histórica.

Os principais democratas foram forçados a intervir e falar diretamente com Biden após descobrirem que sua equipe estava mentindo sobre suas chances contra Trump.

Quando confrontado em um telefonema em meados de julho sobre o péssimo estado de suas perspectivas de reeleição, Biden “ficou bravo quando desafiado” e disse aos participantes da ligação que “tinha que ir à igreja” e desligou o telefone. Ele desistiu uma semana depois.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.