Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 27 dezembro, 2024
Início » Nicarágua pondera controle estatal sobre liderança de bancos privados

Nicarágua pondera controle estatal sobre liderança de bancos privados

Por Alexandre Gomes

O legislativo da Nicarágua deve votar um projeto de lei que reformula o sistema bancário do país centro-americano, o que daria ao Estado o controle sobre a nomeação da liderança em instituições financeiras privadas no país.

PO projeto de lei, enviado pelo presidente Daniel Ortega ao Congresso, foi apresentado aos legisladores na segunda-feira. A proposta daria ao regulador bancário nacional a capacidade de nomear executivos bancários em empresas privadas.

O regulador também poderia dissolver ou liquidar bancos por decreto, diz o texto do projeto de lei.

A proposta representaria o mais recente aperto do controle estatal sobre o setor. No mês passado, a legislatura aliada a Ortega aprovou um projeto de lei forçando os bancos a ignorar sanções contra nicaraguenses localmente.

Dezenas de funcionários do governo Ortega, incluindo sua esposa e vice-presidente, Rosario Murillo, e vários de seus filhos, foram sancionados no exterior por supostas violações de direitos humanos durante a repressão aos protestos antigovernamentais em 2018.

“Isso distorce totalmente o funcionamento do mercado”, disse o economista Marco Aurelio Pena ao canal de notícias local 100 Noticias. “Uma coisa é regular e supervisionar (os bancos), e outra é realmente administrá-los.”

Espera-se que a proposta passe facilmente pela legislatura unicameral da Nicarágua. Ela se tornará lei assim que for publicada no diário nacional.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.