Com base num acordo de 2,3 mil milhões de euros assinado em 2021, a Índia e a Espanha lançaram agora a primeira fábrica privada de aviões militares da Índia.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu homólogo espanhol Pedro Sánchez, inauguraram a primeira fábrica privada de aviões militares da Índia, em Vadodara, num esforço para impulsionar o setor da defesa e da indústria aeroespacial do país.
Os líderes lançaram o Complexo Aeronáutico Tata, que irá fabricar aviões de transporte Airbus C-295 para a Força Aérea Indiana em parceria com a Airbus Espanha.
Sánchez elogiou a visão de Modi de fazer da Índia uma “potência industrial” e de atrair investimentos. E referiu que a parceria entre a Airbus e a Tata abrirá portas a outras empresas europeias. Modi sublinhou que a fábrica irá promover novas competências e indústrias, com a Índia a fornecer atualmente peças aos fabricantes mundiais de aviões.
O presidente do grupo Tata, Natarajan Chandrasekaran, considerou este dia histórico, atribuindo ao falecido presidente, Ratan Tata, o mérito de ter tido a ideia há mais de uma década. O acordo de 2,3 mil milhões de euros com a Airbus, assinado em 2021, envolve a entrega de 16 aeronaves de Espanha, seis das quais já foram entregues à força aérea indiana até agora. A Tata produzirá mais 40 em Vadodara, com o primeiro C-295 da Índia previsto para 2026.
Desde que tomou posse em 2014, Modi tem como objetivo fazer da Índia um centro de produção global, promovendo a produção privada de defesa e facilitando as regras de investimento estrangeiro. Esta fábrica reflete a sua visão para modernizar o sector da defesa da Índia.
A visita de Sanchez é a primeira de um dirigente espanhol à Índia em 18 anos.
Durante a viagem, Sanchez e Modi vão discutir as relações bilaterais e assinar acordos nos domínios do comércio, das tecnologias da informação, das energias renováveis e da defesa. Sanchez visitará também Mumbai onde se encontrará com líderes empresariais para explorar parcerias no domínio da produção cinematográfica.
O comércio entre a Índia e a Espanha atingiu quase 9,2 mil milhões de euros em 2023, com mais de 200 empresas espanholas a operar na Índia e cerca de 80 empresas indianas em Espanha.
A visita visa aprofundar ainda mais os laços entre as duas nações.