“É literalmente impossível para mim escapar de algo nefasto — nem desejo isso!”
O empreendedor bilionário Elon Musk defendeu seu trabalho na administração do presidente Donald Trump — por meio do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) — durante uma aparição na terça-feira no programa vespertino da Fox News, “The Five”.
A apresentadora liberal Jessica Tarlov pressionou o CEO da SpaceX sobre seus esforços, sugerindo que ele estava usando o DOGE para se beneficiar pessoalmente — e Musk rapidamente destacou o fato de que ele estava efetivamente sob um microscópio enquanto trabalhava com o governo Trump, um fato que tornaria muito difícil para ele fazer qualquer coisa dissimulada, mesmo que quisesse.
Tarlov primeiro se declarou uma “amante liberal da Tesla” — e informou a Musk que ela “não havia jogado nenhum coquetel molotov recentemente” — antes de começar sua linha de perguntas sobre o DOGE.
“Eu queria falar com você sobre o que o DOGE tem feito”, disse Tarlov. “Então você tem feito cortes em muitas das agências que abriram investigações e batalhas regulatórias com suas empresas. Ao mesmo tempo, você continua a obter bilhões em contratos governamentais, a Tesla obtém bilhões em subsídios — como você explica isso ao povo americano?”
“Tudo o que o DOGE faz é um livro aberto”, Musk respondeu. “Somos a ação mais transparente — a organização mais transparente do governo de todos os tempos! Cada ação do DOGE está listada no site Work | DOGE: Department of Government Efficiency | DOGE: Department of Government Efficiency , também está listada no identificador X. Então, se alguém tiver alguma preocupação sobre qualquer uma dessas ações, pode trazer isso à tona, pode levantar isso.”
Musk continuou dizendo que sabia que a DOGE cometeria erros, mas que faria o possível para admiti-los e corrigi-los o mais rápido possível.
“Ninguém bate mil”, ele acrescentou. “Estou sob um holofote tão extremo, tanto escrutínio, que é literalmente impossível para mim escapar de algo nefasto — e, obviamente, nem desejo isso!”
Ele também respondeu a perguntas do co-apresentador Greg Gutfeld, que perguntou quando Musk estaria disposto a participar de seu programa noturno homônimo — um convite que Musk disse que ficaria feliz em aceitar. Gutfeld também perguntou a Musk que conselho ele daria aos jovens que estavam lutando contra o medo do fracasso sobre como ser menos “avessos ao risco”.
“Com relação ao que dizer aos jovens, acho que é sempre bom quando se pensa em algo que você tem medo, pensar sobre o medo — olhe o medo diretamente nos olhos, e ele desaparecerá”, disse Musk. “A natureza do medo é que as pessoas não olhem para ele. Olhem diretamente, e ele desaparecerá.”