Elon Musk, bilionário americano e proprietário do X, fez uma série de postagens na plataforma na tarde desta quinta-feira (29) criticando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o bloqueio dos ativos e contas bancárias da Starlink, a empresa espacial de Musk, no Brasil.
Musk respondeu a postagens de usuários do X, incluindo uma que afirmava que a liberdade está “sob ataque” em países como Brasil, França e Reino Unido, além dos Estados Unidos. Em sua resposta, Musk afirmou: “A Constituição Americana é tão forte quanto aqueles dispostos a protegê-la. A esquerda se tornou o partido da censura mundial.”
Ele também repostou uma mensagem que sugeria que Moraes intimou o X a nomear um representante legal no Brasil, com um prazo de 24 horas sob a ameaça de bloquear a plataforma no país. A mensagem alegava que a intenção de Moraes seria prender esse representante “imediatamente sem o devido processo legal”, ao que Musk comentou: “Exatamente.”
Outro usuário argumentou que a decisão de bloqueio de Moraes seria uma “retaliação ilegal”, pois o X e a Starlink são empresas distintas. Musk respondeu com uma postagem contundente: “Esse cara, Alexandre de Moraes, é um criminoso da pior espécie, se passando por juiz.”
A série de postagens começou com uma resposta a uma notícia sobre o bloqueio à Starlink no Brasil, na qual Musk afirmou: “O tirano Alexandre de Moraes é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho de colo.”
A Gazeta do Povo solicitou um posicionamento da assessoria do STF sobre as críticas de Musk. A assessoria informou que o ministro não fará comentários sobre o assunto.
As informações são da Gazeta do Povo.