Criminoso, que não constava da base de dados de indivíduos radicalizados, foi preso nesta quarta-feira, 5
Um homem que gritou a frase “Allahu Akbar”, que significa “Alá é grande” em árabe e é usada por terroristas durante ataques, atropelou uma multidão na ilha turística Oléron, no Atlântico, no oeste da França. O crime ocorreu na manhã desta quarta-feira, 5.
Ao todo, dez pessoas ficaram feridas — quatro em estado grave. Ele atropelou as pessoas enquanto percorria um determinado trajeto na ilha, informaram as autoridades.
O criminoso é morador da ilha. Ele foi preso depois do ataque. O promotor Arnaud Laraize informou que o motorista atingiu intencionalmente as vítimas. Laraize confirmou à imprensa francesa que o criminoso gritou a frase em árabe durante o ataque.
Segundo o promotor, o nome do homem não consta na base de dados francesa de indivíduos radicalizados (FSPRT), mas ele era conhecido da polícia por uma série de delitos menores, incluindo danos à propriedade.
O ministro do Interior, Laurent Nuñez, confirmou a abertura de uma investigação para apurar os fatos.
Criminoso atropelou pessoas durante percurso, diz prefeito de Oléron
O prefeito de Oléron, Thibault Brechkoff, declarou que o detido apresentava sinais de consumo de álcool e drogas no momento do crime. Segundo ele, o homem percorreu uma certa distância entre duas aldeias da ilha e, no percurso, atropelou várias pessoas.
Conforme o jornal Le Parisien, a polícia também considera a hipótese de distúrbios mentais que envolvem o agressor. Oléron, conhecida por seu apelo turístico, é a segunda maior ilha francesa, atrás apenas da Córsega em extensão territorial.