O presidente indiano Narendra Modi fez um apelo ao presidente Volodymyr Zelenskiy na sexta-feira, pedindo que ele iniciasse negociações com a Rússia para encerrar a guerra. Modi também ofereceu a ajuda da Índia como um “amigo” na busca pela paz, durante sua visita a Kiev, a primeira de um primeiro-ministro indiano na história moderna da Ucrânia.
Este encontro ocorre em um momento crítico do conflito, iniciado pela Rússia em fevereiro de 2022. Enquanto Moscou avança lentamente no leste da Ucrânia, Kiev continua suas operações transfronteiriças.
Em uma declaração conjunta com Zelenskiy, Modi enfatizou a importância do diálogo para a resolução do conflito. “A solução só pode ser alcançada por meio de diálogo e diplomacia. Devemos agir rapidamente nessa direção. Ambas as partes precisam se sentar e buscar uma saída para essa crise”, afirmou Modi.
O presidente indiano se comprometeu a desempenhar um papel ativo nos esforços pela paz e ofereceu seu apoio pessoal, destacando sua disposição para ajudar como amigo.
A visita foi vista pela Ucrânia como uma oportunidade crucial para expressar sua posição sobre a invasão russa a um país com laços econômicos e de defesa históricos com Moscou. Zelenskiy considerou a visita “histórica” e “muito amigável e importante para todos os ucranianos”.