O novo ministro das Finanças do Canadá, Dominic LeBlanc, e a ministra das Relações Exteriores, Melanie Joly, se encontrarão com assessores do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Flórida, na sexta-feira para discutir os riscos de impor novas tarifas comerciais, informou o governo canadense.
Trump ameaçou impor tarifas sobre as importações do Canadá quando assumir o cargo em janeiro, a menos que o país reduza o fluxo de migrantes e fentanil para os EUA.
O gabinete de LeBlanc disse em um comunicado na quinta-feira que os dois ministros destacariam “os impactos negativos que a imposição de tarifas de 25% sobre produtos canadenses teria tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos”.
O escritório acrescentou que a reunião de sexta-feira também se concentrará nos esforços do Canadá para combater o tráfico de fentanil e a migração ilegal.
A reunião ocorrerá enquanto Trump continua a menosprezar o atribulado primeiro-ministro canadense Justin Trudeau nas redes sociais. No dia de Natal, ele se referiu ao líder do aliado próximo dos EUA como “Governador Justin Trudeau do Canadá” e novamente aludiu ao país se tornando o 51º estado dos EUA.
Trudeau, cujo partido parece prestes a perder o poder no início do ano que vem, está sob crescente pressão dos legisladores de seu próprio partido para renunciar.
Ele voou para a Flórida no final de novembro para se encontrar com Trump depois que o republicano prometeu aplicar novas tarifas ao Canadá.