A Rússia definitivamente pode trabalhar com o governo de Donald Trump depois que ele tomar posse como presidente dos EUA no mês que vem, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, na quarta-feira.
Ryabkov reiterou as acusações de Moscou de que ações “imprudentes” do Ocidente aumentaram o risco de guerra nuclear e descreveu a segurança global como deprimente. A Rússia, ele disse, queria reduzir o potencial de conflito.
“Administrar essa crise e chegar a um terreno menos instável do que agora deveria ser incluído na agenda de discussões hipotéticas com os americanos”, disse Ryabkov em um painel de discussão.
“É possível trabalhar com o governo Trump? É definitivamente possível”, ele respondeu quando questionado sobre o potencial de cooperação.
Seus comentários foram o sinal mais recente de que Moscou, quando Trump assumir o cargo, espera uma melhora nos laços bilaterais, que o Kremlin disse estarem atualmente “abaixo de zero”.
O presidente Vladimir Putin disse no mês passado que os comentários de Trump sobre o fim da guerra na Ucrânia — que o americano disse repetidamente que poderia interromper muito rapidamente, mas sem dizer como — mereciam atenção.
Ryabkov disse que queria ressaltar que nenhum contato de qualquer tipo ocorreu até agora entre a Rússia e a nova equipe de Trump.