Uma equipe do governo ucraniano irá aos Estados Unidos em um futuro próximo para discutir uma nova estrutura para um acordo de minerais, disse o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, na sexta-feira.
O governo do presidente Donald Trump propôs um novo acordo de minerais mais expansivo com a Ucrânia, revisando sua proposta original. A Ucrânia recebeu o rascunho atualizado na semana passada, disseram autoridades ucranianas.
Consultas online entre as equipes ucraniana e americana podem ocorrer na sexta-feira, disse Sybiha.
“Esperamos que a delegação ucraniana viaje a Washington em breve para discutir as disposições do acordo sobre recursos minerais recebidos dos EUA”, disse Sybiha à mídia ucraniana durante sua visita a Bruxelas.
Sybiha disse que o governo de Kiev continuou a revisar a nova proposta da administração Trump, reiterando que o acordo deveria beneficiar ambos os países. Também era importante garantir que o acordo não contradissesse as aspirações de Kiev de se juntar à União Europeia, disse ele.
A versão inicial do acordo permaneceu sem assinatura após uma contenciosa reunião no Salão Oval entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em fevereiro.