Um criador de conteúdo migrante no TikTok, com 500.000 seguidores, está oferecendo conselhos aos seus seguidores sobre como “ocupar” casas desocupadas e invocar os direitos de posseiros nos Estados Unidos.
Leonel Moreno, cidadão venezuelano aparentemente residente nos subúrbios de Columbus, Ohio, afirmou em um vídeo recente que, de acordo com as leis dos EUA, “se uma casa não estiver sendo habitada, podemos tomá-la”.
Ele parecia se referir às leis de usucapião, conhecidas como direitos de posseiros, que concedem aos ocupantes ilegais de uma propriedade direitos sobre a mesma, em certas circunstâncias, quando ocupam sem o consentimento do proprietário.
Moreno compartilhou em um vídeo viral do TikTok, com mais de 3,9 milhões de visualizações, que tem “amigos africanos” que “ocuparam cerca de sete casas”.
O influenciador controverso, que vive com sua companheira e sua filha bebê, argumentou que a única maneira dos seus colegas migrantes escaparem da vida nas ruas e não se tornarem um “fardo público” é “invadir” casas desocupadas.
Muitos comentaristas do TikTok expressaram indignação com a mensagem de Moreno incentivando a ocupação, um problema crescente nos EUA nos últimos anos, especialmente em cidades lideradas pelos democratas, incluindo Nova York, Atlanta e Los Angeles.
“Esse cara precisa ser acusado de algum crime”, escreveu um crítico furioso.
“Tenho certeza de que isso é ilegal e sinto que ele está encorajando outras pessoas a se envolverem em atividades ilegais”, acrescentou outro.
Um terceiro usuário marcou o FBI, pedindo à agência federal que “por favor, investigue esse venezuelano”.
Leis relativas aos ocupantes estão presentes em todos os 50 estados, oferecendo uma variedade de proteções aos ocupantes que estabelecem a ocupação legal de uma casa, tornando difícil para os proprietários despejá-los.
Na cidade de Nova York, por exemplo, pessoas que permanecem em uma propriedade por apenas 30 dias podem reivindicar direitos de posseiro.
Moreno, que se autodenomina “influenciador migrante”, também compartilhou vídeos em que se vangloriava de ganhar dinheiro mendigando nas ruas enquanto recebia auxílio do governo.
No mês passado, ele ganhou destaque ao pedir aos compatriotas que apoiassem Jesus Alejandro Rivas-Figueroa, de 15 anos, acusado como adulto de tentativa de homicídio por supostamente disparar contra um turista na Times Square e contra policiais. Em um TikTok viral em 12 de fevereiro, Moreno disse: “Convido vocês a encontrarem a mãe [dele] e todos nós nos unirmos para pagar a fiança, para que este jovem venezuelano sinta que não está sozinho nos momentos difíceis, mas lembre-se que existe um Deus lá em cima que vê. Hoje pode ser ele, amanhã pode ser você… Ele fez algo errado, está tudo bem”.