Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 2 janeiro, 2025
Início » México detém quase meio milhão de imigrantes com destino aos EUA no último trimestre

México detém quase meio milhão de imigrantes com destino aos EUA no último trimestre

Por Alexandre Gomes

As forças de segurança mexicanas detiveram cerca de 475.000 imigrantes irregulares desde outubro, disseram autoridades na sexta-feira, enquanto o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaça o México com tarifas, a menos que o país impeça a chegada de imigrantes ilegais à fronteira compartilhada.

Quase meio milhão de migrantes detidos entre 1º de outubro e 26 de dezembro sugerem que as medidas foram intensificadas no final do ano.

Desde o início do ano, cerca de 900.000 migrantes foram detidos, informou o governo no início deste mês.

“Acreditamos que é um modelo que funciona, que sempre pode ser melhorado, mas que respondeu de forma muito satisfatória a esse fenômeno (migratório)”, disse o ministro das Relações Exteriores, Juan Ramon de la Fuente, na sexta-feira.

Falando ao lado da presidente Claudia Sheinbaum em sua coletiva de imprensa regular, ele disse que o número de migrantes detidos na fronteira compartilhada caiu 81% em meados de dezembro em comparação ao ano anterior.

Israel Ibarra, pesquisador de questões migratórias do Colegio de la Frontera Norte, disse que o aumento das detenções se deve em parte ao “compromisso de reduzir o trânsito de pessoas em mobilidade pelo México e para os Estados Unidos” assumido por Sheinbaum em uma ligação recente com Trump.

A ligação entre Sheinbaum e Trump ocorreu no final de novembro, depois que o republicano ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre as importações do México e do Canadá se esses países não impedissem a chegada de drogas, principalmente fentanil, e migrantes.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.