Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 novembro, 2024
Início » Metalúrgicos alemães iniciam greve por salários

Metalúrgicos alemães iniciam greve por salários

Por Alexandre Gomes

Greves de alerta começaram nas indústrias metalúrgica e elétrica da Alemanha, enquanto a negociação coletiva continua em meio aos planos de fechamento de fábrica da Volkswagen.

O sindicato alemão IG Metall lançou greves nas indústrias metalúrgica e elétrica na terça-feira de manhã, com protestos começando durante o turno da noite.

As greves acontecem em meio a negociações coletivas sobre salários e outras condições para cerca de 3,9 milhões de trabalhadores nos setores automotivo e de outras indústrias da Alemanha.

De acordo com o IG Metall, 250 trabalhadores entraram em greve na fábrica da Volkswagen (VW) na cidade de Osnabrück, no noroeste da Alemanha. Em Hildesheim, cerca de 400 trabalhadores de várias empresas entraram em greve durante a noite.

O que o IG Metall diz?

“O fato de as linhas de produção estarem paralisadas e os escritórios vazios é responsabilidade dos empregadores”, disse o negociador e gerente distrital da IG Metall, Thorsten Gröger, em uma declaração a cerca de 200 trabalhadores da empresa Clarios em Hannover.

“Se nenhuma boa solução para nossos colegas puder ser alcançada na mesa de negociações com nossos parceiros, outras medidas serão obviamente necessárias”, acrescentou.

Greves em outras áreas de negociação devem ocorrer mais tarde no dia. O sindicato está exigindo um aumento salarial de 7% em 12 meses, enquanto os empregadores ofereceram um aumento de 3,6% em duas etapas ao longo de 27 meses.

Conversas em meio à crise da Volkswagen

As negociações, que devem continuar na terça-feira em sua terceira rodada, são fortemente influenciadas pelas drásticas medidas de austeridade propostas pela gigante automobilística Volkswagen.

A VW pretende fechar pelo menos três fábricas na Alemanha e cortar dezenas de

milhares de empregos, disse o líder do conselho de trabalhadores da empresa aos funcionários da VW.

Protestos estão planejados para acontecer em todo o país, com manifestações em vários locais, incluindo a fábrica em Osnabrück, que está ameaçada de fechamento. A fábrica não é coberta pelo acordo coletivo da empresa da VW, mas faz parte do acordo coletivo regional da indústria.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.