Jill Biden já concedeu o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem a um homem.
A primeira-dama Melania Trump homenageou as mulheres contempladas com o “Prêmio Internacional Mulheres de Coragem” na tarde de terça-feira, compartilhando que essas premiadas “provam que o amor pode inspirar valor extraordinário, mesmo diante da vulnerabilidade”.
A Primeira Dama co-organizou a cerimônia anual do International Women of Courage Awards no Departamento de Estado com o Secretário de Estado Marco Rubio. Vestida com um longo sobretudo com estampa de leopardo, Melania se concentrou na capacidade única dessas defensoras, ativistas e líderes de agir em nome do amor.
“Hoje, celebramos a coragem — uma força que se baseia no amor”, disse ela. “Essa verdade é ilustrada por meio de nossos homenageados, que provam que o amor pode inspirar um valor extraordinário, mesmo diante da vulnerabilidade.”
“Suas histórias notáveis são um testamento do poder do amor na prática — para a família, a comunidade e o nosso mundo”, ela continuou. “Isso é especialmente evidente em lugares onde sua paixão desafia as convenções e quando ela foi demonstrada com grande risco pessoal de estigma, perseguição ou dano.”
Este é o quinto ano que Melania Trump participa do evento. Sua antecessora, Jill Biden, já havia concedido um prêmio International Women of Courage a um homem que se identifica como mulher, chamado Alba Rueda, Enviado Especial da Argentina para Orientação Sexual e Identidade de Gênero e o primeiro político transidentificado a ocupar um alto cargo governamental. Rueda havia se destacado promovendo políticas pró-transgênero na Argentina.
Os premiados no evento de terça-feira incluíram a defensora dos direitos humanos Henriette Da; o sobrevivente dos reféns do Hamas, Amit Soussana; a ativista dos direitos das mulheres, Major Velena Iga; Filipinas “Mama Ranger” Angelique Songco; a defensora dos direitos humanos, Georgiana Pascu; o líder dos direitos das mulheres, Zabib Musa Loro Bakhit; a jornalista Namini Wijedasa; e o defensor iemenita Amat Al-Salam Abdullah Abdo al-Hajj.
Além disso, o Prêmio Honorário do Grupo Madeleine Albright foi concedido às “Mulheres Líderes de Protesto Estudantil de Bangladesh”.
A primeira-dama descreveu essas premiadas como “mulheres corajosas” que “se recusaram a deixar que o medo ou as dificuldades as definissem”. Ela destacou Pascu especificamente, dizendo que ela “exemplifica o amor em ação”.
“Georgiana é uma ‘cão de guarda’ que defende a dignidade dos romenos cujas vozes não podem ser ouvidas”, explicou Melania.
“Ela entra destemidamente em instalações designadas como ‘centros de assistência’ para resgatar pessoas com deficiência que são mantidas em cativeiro sem querer. Na verdade, Georgiana geralmente aparece sem avisar e descobre o inimaginável — adultos e crianças indefesos amarrados, sedados, morrendo de fome e, em casos extremos, morrendo. Graças ao trabalho corajoso de Georgiana, dezenas de infratores foram acusados de tráfico humano, exploração e até mesmo crime organizado.”
A primeira-dama também enviou uma mensagem às mulheres em todo o mundo que defendem os outros.
“Vamos também reservar um momento para reconhecer aquelas que persistem em suas lutas”, ela disse. “Para cada uma delas, o amor serve como um catalisador poderoso, instilando um profundo senso de propósito em seus esforços. Às mulheres que são levadas a falar por justiça, mesmo que suas vozes estejam tremendo. Às mulheres que são motivadas a se levantar por sua comunidade, quando todas as outras permanecem indiferentes. Às mulheres que se sentem compelidas a curar feridas causadas pelo ódio – e a valorizar a paz.”
“Essas mulheres extraordinárias iluminam o poder transformador do amor em moldar nosso mundo”, ela acrescentou. “Suas jornadas nos lembram que a verdadeira coragem nasce de um profundo comprometimento com os outros, mostrando que o amor alimenta o chamado por justiça. Por meio de suas ações corajosas, elas nos inspiram a abraçar nosso próprio potencial de mudança, ensinando-nos que, embora a coragem nos impulsione, é o amor que estabelece as bases para um impacto duradouro. Deixe que suas histórias nos motivem a dar passos corajosos, sabendo que cada ato de amor pode desencadear uma onda de transformação.”