Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 11 janeiro, 2025
Início » Marinha francesa detém carga recorde de cocaína em barco brasileiro

Marinha francesa detém carga recorde de cocaína em barco brasileiro

Por Marina B.

Uma quantidade recorde de 10,7 toneladas de cocaína foi confiscada em um barco de pesca com bandeira brasileira, nas águas do Golfo da Guiné, ao largo da costa africana. A Marinha Francesa revelou a operação nesta quarta-feira (20), destacando um aumento nas apreensões de drogas nessa região ao longo do último ano.

As autoridades militares abordaram o barco de pesca e, ao invés de peixes, encontraram pacotes cuidadosamente embalados contendo um pó branco. Testes de campo confirmaram que se tratava de cocaína.

A captura de mais de 10 toneladas da substância ilícita representa o sucesso de uma missão da Marinha Francesa, com um valor estimado em € 695 milhões.

“Antes de abordarmos o navio, nunca sabemos a quantidade de cocaína que será apreendida. Essa é uma quantidade recorde. Em cada operação, retiramos cocaína de circulação na Europa”, afirmou o capitão de fragata, Alban Simon.

A operação ocorreu no Golfo da Guiné, uma vasta área na costa oeste da África, onde a Marinha Francesa rastreia atividades de traficantes de drogas. Esta região, que abrange 14 países e é sete vezes maior que a França, tem testemunhado um aumento nas apreensões nos últimos meses. Em dezembro, cinco toneladas foram interceptadas em outro navio.

A cocaína, proveniente do Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia, é transportada por navio para portos africanos e, em seguida, é encaminhada para o norte da África, via Gana, Mali, Costa do Marfim, Líbia e, finalmente, para as costas espanholas. Apesar de ser uma rota longa, é considerada mais segura pelos traficantes.

“O Golfo da Guiné se tornou uma área sem lei, onde operam piratas e traficantes, aproveitando o alto nível de corrupção das autoridades locais”, destacou Bertrand Monet, professor da EDHEC e especialista em economia criminal.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.