Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 5 outubro, 2024
Início » María Corina Machado, líder opositora venezuelana ataca Lula por subestimar sua luta

María Corina Machado, líder opositora venezuelana ataca Lula por subestimar sua luta

Por Marina B.

María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por minimizar o fato de ela ter sido impedida de concorrer à Presidência contra o ditador Nicolás Maduro.

Corina compartilhou um trecho do discurso de Lula, no qual o presidente afirmou que não ficou “chorando” por não poder concorrer em 2018, quando estava preso em Curitiba e indicou Fernando Haddad como seu candidato nas eleições contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Você (Lula) está validando os abusos de um autocrata que viola a Constituição e o Acordo de Barbados que você diz apoiar”, escreveu Corina. Em uma publicação nas redes sociais, a líder da oposição venezuelana também afirmou que Maduro temia enfrentá-la, “porque sabia que o povo venezuelano estava ao meu lado nas ruas”.

“Eu chorando, presidente Lula? Você está dizendo isso porque sou mulher? Você não me conhece. Eu luto para garantir o direito de milhões de venezuelanos que votaram em mim nas primárias e dos milhões que têm o direito de votar em uma eleição presidencial livre na qual derrotarei Maduro”, afirmou Corina.

A candidata da oposição, vencedora das primárias, foi considerada inelegível pela Suprema Corte venezuelana em janeiro. A decisão levou os Estados Unidos a imporem sanções adicionais ao setor de petróleo e gás do país, alegando que a inelegibilidade comprometia o Acordo de Barbados, que previa um diálogo político entre o governo de Maduro e a oposição.

Lula defendeu a realização de eleições transparentes na Venezuela e pediu “presunção de inocência” para Maduro. Durante um evento com o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, o ex-presidente brasileiro defendeu seu amigo, afirmando que “não se pode levantar dúvidas antes das eleições acontecerem”.
Maduro afirmou que haverá voto impresso acoplado a urna eletrônica, para dar mais transparência a eleição, porém até o presente momento, parece que ele disputará a eleição sozinho.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.