María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, declarou nesta segunda-feira (29) que as atas de votação recebidas pelo grupo comprovam a vitória de Edmundo González sobre o presidente Nicolás Maduro na eleição de domingo (28). O Conselho Nacional Eleitoral anunciou que Maduro venceu com 51,2% dos votos.
“Com 73,20% das atas que temos em mãos, podemos afirmar que o nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia”, afirmou María Corina Machado, conforme relatado pela Associated Press.
Ela detalhou que, com as atas já disponíveis, González obteve 6,27 milhões de votos, enquanto Maduro recebeu apenas 2,75 milhões. “Mesmo que o Conselho Nacional Eleitoral declare que Maduro recebeu 100% dos votos restantes, isso não alteraria o resultado”, acrescentou.
González pediu “calma e firmeza” na contestação dos resultados e criticou a autoridade eleitoral por um “anúncio prematuro” dos resultados sem a devida auditoria.
A oposição também planeja uma manifestação em apoio a González para terça-feira (30) em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) na Venezuela.
Após as declarações da oposição, Maduro respondeu aos protestos no país, afirmando que seu governo está preparado para enfrentar a situação e lidar com os que agem de forma violenta.