O presidente Donald Trump fez repetidas promessas de retomar o Canal do Panamá, que foi construído pelos EUA no início dos anos 1900
O recém-empossado Secretário de Estado Marco Rubio viajará ao Panamá para sua primeira viagem internacional como principal diplomata do país, segundo apurou a Fox News.
Embora os detalhes ainda estejam sendo acertados, a visita pode acontecer já na semana que vem.
A viagem planejada acontece após repetidas promessas do presidente Donald Trump — que retornou à Casa Branca na segunda-feira — de retomar o Canal do Panamá.
Trump mencionou o Canal do Panamá novamente durante seu discurso de posse na segunda-feira, alegando que o canal agora estava nas mãos da China e prometendo recuperá-lo.
“A China está operando o Canal do Panamá. E nós não o demos à China, nós o demos ao Panamá, e estamos tomando-o de volta”, disse Trump.
O presidente panamenho José Raúl Mulino respondeu energicamente aos comentários de Trump na quarta-feira dizendo, “nós rejeitamos em sua totalidade tudo o que o Sr. Trump disse. Primeiro, porque é falso e segundo, porque o Canal do Panamá pertence ao Panamá e continuará a pertencer ao Panamá.”
Os EUA construíram o canal no início dos anos 1900 sob o então presidente Theodore Roosevelt, enquanto buscavam maneiras de facilitar o trânsito de embarcações comerciais e militares entre suas costas. Washington renunciou ao controle da hidrovia para o Panamá em 31 de dezembro de 1999, sob um tratado assinado em 1977 pelo então presidente Jimmy Carter.
A porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, disse à Fox News que “o secretário Rubio está priorizando a região porque é onde vivemos”, acrescentando “não continuaremos a ignorar a região como outras administrações fizeram”.
Ela acrescentou: “O envolvimento com nossos vizinhos é um elemento vital para abordar a migração, as cadeias de suprimentos e o crescimento econômico, que são essenciais para a busca do Secretário Rubio por uma política externa focada em tornar a América forte, próspera e segura.”