Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 15 janeiro, 2025
Início » Marco Rubio está pronto para uma confirmação tranquila como indicado de Trump para o Departamento de Estado

Marco Rubio está pronto para uma confirmação tranquila como indicado de Trump para o Departamento de Estado

Por Alexandre Gomes

O senador republicano dos EUA Marco Rubio deve enfrentar um interrogatório amigável em sua audiência de nomeação para secretário de Estado na quarta-feira perante o Comitê de Relações Exteriores do Senado, onde atuou por 14 anos, e deve obter confortavelmente a confirmação do plenário do Senado.

Um defensor ferrenho da China e apoiador ferrenho de Israel, o homem de 53 anos conquistou o apoio democrata assim que o presidente eleito Donald Trump anunciou sua nomeação para se tornar o principal diplomata dos EUA, um forte contraste com alguns indicados mais controversos que atraíram ceticismo até mesmo do próprio partido de Trump.

Filho de imigrantes de Cuba, Rubio seria a primeira pessoa de origem hispânica a servir como o principal diplomata dos EUA. Ele ganhou uma reputação de bipartidarismo em questões de segurança nacional como membro desde 2011 dos comitês de relações exteriores e de inteligência do Senado.

“Acredito que você tem as habilidades e está bem qualificada para servir como Secretária de Estado”, disse a senadora Jeanne Shaheen, democrata de alto escalão no comitê de relações exteriores, em seu discurso de abertura preparado, visto pela Reuters antes da audiência.

Shaheen também disse nos comentários que queria que Rubio expusesse os planos do governo para a Ucrânia e ouvi-lo sobre o Oriente Médio.

Rubio é conhecido como um dos principais defensores do Congresso de políticas fortes para competir com a China , uma das poucas questões fortemente bipartidárias em Washington.

Seu apoio aos manifestantes pró-democracia em Hong Kong lhe rendeu sanções chinesas em 2020, o que significa que ele pode ser o primeiro secretário de Estado sob restrições ativas de viagens da China.

O histórico da China em direitos humanos, uma questão controversa entre os países, tem sido o foco de Rubio.

Alguns dos outros indicados de Trump para a segurança nacional enfrentaram fortes críticas , com até mesmo alguns republicanos dizendo que queriam mais informações sobre o ex-apresentador da Fox News Pete Hegseth, indicado para Secretário de Defesa, e a ex-deputada Tulsi Gabbard, escolhida por Trump para diretora de inteligência nacional.

Votou contra ajuda à Ucrânia

Rubio enfrentou algumas críticas. Alguns dos principais apoiadores de Trump o viam como muito tradicional e internacionalista, e fora de sintonia com a abordagem mais isolacionista de Trump, “America First”, ao governo. Rubio também foi um dos rivais de Trump na corrida pela nomeação presidencial republicana em 2016.

Mas recentemente suas opiniões se alinharam mais às do líder do partido.

Em abril de 2024, Rubio foi um dos 15 senadores republicanos a votar contra um grande pacote de ajuda militar para ajudar a Ucrânia a resistir à Rússia, embora tenha votado a favor da ajuda à Ucrânia em maio de 2022. Trump tem criticado a assistência militar contínua do presidente democrata Joe Biden à Ucrânia enquanto o país luta contra invasores russos.

Rubio disse que Kiev precisa buscar um acordo negociado com a Rússia em vez de se concentrar em recuperar todo o território que Moscou tomou na última década.

A escolha de Trump de um crítico veemente do governo comunista de Cuba para ser seu principal diplomata também sinalizou que ele dará continuidade às políticas do seu primeiro mandato de reverter os esforços do ex-presidente democrata Barack Obama para facilitar as relações com a ilha.

Na terça-feira, o presidente Joe Biden disse que relaxaria as sanções contra Cuba, parte de um amplo conjunto de medidas que ele espera que levem à libertação de presos políticos.

Rubio apoiou fortemente Israel. No ano passado, ele disse que não pediria um cessar-fogo em Gaza e acreditava que Israel deveria destruir “todos os elementos” do grupo militante palestino Hamas. “Essas pessoas são animais cruéis”, ele acrescentou.

Se sua audiência ocorrer tão bem quanto o esperado, Rubio poderá se tornar Secretário de Estado em 20 de janeiro, dia em que Trump tomará posse para um segundo mandato.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.