Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 21 setembro, 2024
Início » Maduro ataca Josep Borrell após pedido da UE para divulgação dos resultados eleitorais da Venezuela

Maduro ataca Josep Borrell após pedido da UE para divulgação dos resultados eleitorais da Venezuela

Por Marina B.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lançou uma série de ataques verbais contra Josep Borrell, após a União Europeia ter solicitado a publicação dos resultados das eleições presidenciais de julho na Venezuela.

Em um discurso em Caracas na terça-feira, Maduro criticou duramente o chefe da diplomacia da UE, acusando-o de apoiar ações violentas em Gaza e de instigar uma “guerra aberta contra a Rússia a partir da Ucrânia”. Apesar de Borrell ser conhecido por suas críticas à guerra entre Israel e o Hamas, Maduro fez essas acusações como resposta à intervenção da União Europeia na situação venezuelana.

Borrell, em sua declaração, expressou preocupação com o agravamento da crise política na Venezuela e pediu que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), dominado por aliados de Maduro, divulgasse a contagem completa dos votos, citando evidências que sugerem uma vitória significativa para o opositor Edmundo González Urrutia.

O Supremo Tribunal da Venezuela, que é amplamente leal a Maduro, confirmou sua reeleição na semana passada, desconsiderando as alegações da oposição de que ele havia perdido por uma margem substancial. O tribunal alegou que as contagens publicadas pela oposição foram manipuladas.

A União Europeia continua pressionando para a divulgação completa e verificável dos resultados, e a situação será discutida pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Bruxelas nesta quinta-feira. Qualquer medida adicional exigirá o consenso unânime dos 27 Estados-membros da UE.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.