Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 13 outubro, 2025
Início » Líder do Hamas instruiu terroristas a atacar civis em 7 de outubro, revela memorando

Líder do Hamas instruiu terroristas a atacar civis em 7 de outubro, revela memorando

Por Alexandre Gomes

Yahya Sinwar disse aos terroristas do Hamas para filmar e transmitir suas atrocidades em tempo real.

Israel descobriu um memorando que diz ter sido escrito pelo falecido líder do Hamas, Yahya Sinwar, no qual o líder terrorista deu instruções detalhadas para o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, ordenando especificamente que os terroristas do Hamas atacassem civis e transmitissem as atrocidades para o mundo todo em tempo real.

O documento de seis páginas, descoberto em um bunker após o assassinato do líder do Hamas, Muhammed Sinwar, em maio de 2025 e obtido pelo New York Times, foi distribuído aos comandantes do Hamas em agosto de 2022. O Times consultou o especialista em documentos Sima Ankona, que disse que a caligrafia no memorando correspondia a outros documentos conhecidos como sendo de autoria de Sinwar.

“O memorando”, relata o Times, “conclama os combatentes a atacar soldados e comunidades civis — bem como a transmitir os atos violentos para evocar medo nos israelenses e desestabilizar o país. Os comandantes emitiram instruções semelhantes em 7 de outubro, de acordo com horas de comunicações não divulgadas anteriormente entre comandantes e subordinados, interceptadas por Israel durante o ataque.”

O memorando enfraquece as alegações do Hamas de que o ataque de 7 de outubro foi direcionado principalmente aos militares israelenses.

“Duas ou três operações, nas quais um bairro inteiro, kibutz ou algo semelhante será queimado, devem ser preparadas”, dizia o memorando — e embora não houvesse instruções específicas para os militantes matarem ou sequestrarem civis, eles receberam ordens de incendiar casas “com gasolina ou diesel de um caminhão-tanque”.

As Forças de Defesa de Israel interceptaram comunicações nas quais comandantes do Hamas parecem ter repetido várias das diretrizes do memorando para queimar casas e kibutzim.

“Comecem a incendiar as casas”, dizia um comunicado de um comandante de batalhão da Cidade de Gaza chamado Abu Muhammed. “Queimem, queimem. Quero que o kibutz inteiro esteja em chamas.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.