Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 28 janeiro, 2026
Início » Lembrança das vítimas do Holocausto destaca dignidade humana

Lembrança das vítimas do Holocausto destaca dignidade humana

Por Alexandre Gomes

Data completa 20 anos desde a primeira cerimônia na ONU

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto completa 20 anos desde que, nesta data, ocorreu a primeira homenagem às vítimas do regime nazista. Foi no dia 27 de janeiro, em 1945, que tropas soviéticas libertaram os campos de concentração e de extermínio, de Auschwitz e de Birkenau, a 60 quilômetros da cidade de Cracóvia, na Polônia.

A data, definida em 1º de novembro de 2005, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio da Resolução 60/7, foi lembrada pela primeira vez em 2006. A resolução apoia a elaboração de programas educacionais para lembrar o Holocausto e prevenir novos genocídios.

“O Dia Internacional é um lembrete global dos perigos do ódio, da intolerância e do antissemitismo”, declarou a ONU, em seu site. “A data é um chamado para lembrar, refletir e agir, a fim de garantir que atrocidades como essas nunca mais se repitam. O Dia Internacional é marcado por eventos e atividades de memória na sede das Nações Unidas, em Nova York, e nos escritórios da ONU ao redor do mundo.”

Desde a quinta cerimônia, em 2010, temas específicos passaram a marcar cada ato solene. Em uma época de alta do antissemitismo, depois dos atentados de 7 de outubro, do grupo terrorista Hamas, o tema de 2026 traz como destaque o papel da lembrança na defesa dos direitos humanos e da dignidade.

Plano no Holocausto

O regime nazista, que deu início à Segunda Guerra Mundial, em 1939, comandou uma perseguição brutal contra os judeus na Europa. A população judaica foi alvo de um forte sentimento de antissemitismo que levou à criação, entre outros, de campos de concentração e de extermínio, dentro do projeto de Solução Final, em andamento desde 1941.

Um documento assinado em 20 de janeiro de1942 na mansão de Reinhard Heydrich, diretor do Departamento Geral de Segurança do Reich, reiterou o projeto. A reunião foi chamada de Conferência de Wannsee e realizada em Berlim.

Na hierarquia nazista, acima de Heydrich, só estavam o ditador Adolf Hitler, Hermann Göring (o segundo homem no Estado) e de Heinrich Himmler, chefe Schutzstaffel (SS, polícia política e organização mais criminosa do regime nazista).

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.