O Senado liderado pelo Partido Republicano votou para anular a obstrução.
Na terça-feira, o Senado liderado pelo Partido Republicano quebrou a obstrução à nomeação do presidente Donald Trump de Kash Patel para se tornar diretor do FBI, uma agência que tem enfrentado acusações de politização nos últimos anos.
Por uma contagem de 48-45, os membros votaram para invocar o cloture. Um punhado de senadores não votou. Os legisladores agora têm tempo limitado para debater a nomeação antes de uma votação de confirmação final, esperada para acontecer na quinta-feira.
Trump escolheu Patel, um dos principais investigadores do Comitê de Inteligência da Câmara, que mais tarde ocupou altos cargos de segurança nacional no primeiro governo do presidente, no final de novembro.
“Kash é um brilhante advogado, investigador e lutador do ‘America First’ que passou sua carreira expondo a corrupção, defendendo a Justiça e protegendo o povo americano”, disse Trump em um comunicado.
Trump continuou afirmando que sua escolha para liderar o FBI “desempenhou um papel fundamental na descoberta da farsa Rússia, Rússia, Rússia, atuando como um defensor da verdade, da responsabilização e da Constituição”.
Nos últimos anos, o FBI tem enfrentado críticas do presidente e seus aliados sobre sua investigação sobre as supostas ligações de Trump com a Rússia, a invasão de Mar-a-Lago, a suposta perseguição a ativistas pró-vida e muito mais.
Durante sua audiência de confirmação no final do mês passado, Patel disse : “Proteger os direitos da Constituição é de extrema importância para mim e tem sido assim todas as vezes que fiz o juramento de posse”.
O Comitê Judiciário do Senado votou por 12 a 10, seguindo as linhas partidárias, na quinta-feira, para relatar favoravelmente a nomeação de Patel ao Senado pleno após um atraso de uma semana a pedido dos membros democratas do painel.
Os apoiadores republicanos argumentaram que Patel restauraria a confiança no FBI “infectado por preconceito político e usado como arma contra o povo americano”. Os democratas levantaram preocupações sobre suas qualificações e motivos.
Um diretor do FBI responde diretamente ao Procurador-Geral dos EUA e cumpre um mandato de até 10 anos. Chris Wray, um indicado de Trump que continuou como diretor do FBI na administração Biden, deixou o cargo no mês passado.
Quando o Senado realizar sua votação final, Patel precisará de maioria simples para ser confirmado. Até agora, todos os indicados de Trump para o segundo mandato prevaleceram, embora alguns tenham prevalecido por margens muito estreitas.
A CNN informou que as senadoras Susan Collins (R-ME) e Lisa Murkowski (R-AK) ainda não decidiram se apoiarão Patel. O senador Bill Cassidy (R-LA) anunciou na terça-feira que votaria para confirmar o indicado.
“Falei com várias pessoas que respeito sobre Kash Patel neste fim de semana — tanto a favor quanto contra. Aqueles que trabalharam de perto com Kash o apoiaram. Vou votar em sua confirmação”, disse Cassidy no X.
O Senado imediatamente realizou uma votação de confirmação de Howard Lutnick, indicado por Trump para se tornar Secretário de Comércio, depois que os membros votaram para anular a obstrução à nomeação de Patel.
A diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, e o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., estavam entre os indicados que foram confirmados pelo Senado e empossados na semana passada.
O senador Mitch McConnell (R-KY) se juntou aos democratas para votar contra Gabbard e Kennedy Jr. Ele também se opôs ao secretário de Defesa Pete Hegseth, assim como Collins e Murkowski, levando a um desempate para vice-presidente.