Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 27 janeiro, 2025
Início » John Ratcliffe confirmado como o próximo diretor da CIA, torna-se o segundo indicado por Trump a obter aprovação do Congresso

John Ratcliffe confirmado como o próximo diretor da CIA, torna-se o segundo indicado por Trump a obter aprovação do Congresso

Por Alexandre Gomes

O ex-congressista republicano serviu como Diretor de Inteligência Nacional de Trump durante o primeiro mandato do presidente

John Ratcliffe foi confirmado como o próximo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) na quinta-feira, tornando-se o segundo escolhido pelo presidente Donald Trump para o gabinete a garantir o cargo.

Por uma votação de 74-25, Ratcliffe foi confirmado.

A aprovação total de Ratcliffe pelo Senado ocorreu após uma votação de 14-3 pelo Comitê de Inteligência do Senado na noite de segunda-feira, o que levou a indicação de Ratcliffe ao plenário do Senado na quinta-feira.

Ratcliffe serviu anteriormente como Diretor de Inteligência Nacional (DNI) de Trump de maio de 2020 até janeiro de 2021, durante o primeiro mandato do presidente. Na época, Ratcliffe enfrentou escrutínio sobre se ele era adequadamente qualificado para a função e se sua lealdade a Trump poderia obscurecer seu julgamento. A eventual nomeação de Ratcliffe foi aprovada de acordo com as linhas partidárias.

Antes da função de Ratcliffe como DNI, ele foi membro da Câmara dos Representantes desde 2015, servindo o 4º Distrito Congressional do Texas. Durante o mandato de Ratcliffe no Congresso, ele serviu no Comitê Seleto Permanente de Inteligência da Câmara de 2019 até sua mudança para o DNI no ano seguinte.

A confirmação de Ratcliffe desta vez recebeu apoio de alguns democratas, incluindo o principal democrata no comitê de inteligência do Senado, o deputado Mark Warner, da Virgínia, que votou a favor da confirmação de Ratcliffe.

Durante a primeira audiência de confirmação de Ratcliffe na semana passada, quando os legisladores o sondaram sobre como ele lidaria com o papel de diretor da CIA se confirmado, Ratcliffe disse que eliminaria a politização e a “wokeness” na força de trabalho da agência. Ratcliffe acrescentou que planeja se concentrar na abordagem da agência à tecnologia, dizendo que acha que ela tem lutado para acompanhar a evolução tecnológica que ocorre no setor privado.

Ratcliffe também adotará uma postura agressiva em relação à China , de acordo com pessoas próximas a ele, informou o Wall Street Journal na semana passada.

A confirmação de Ratcliffe o torna o segundo dos indicados de Trump a obter aprovação do Congresso, depois de Marco Rubio. O Senado controlado pelos republicanos disse que planeja trabalhar horas extras para obter a aprovação rápida do restante dos indicados de Trump, com o líder da maioria no Senado, John Thune, insistindo em uma publicação no X, antigo Twitter, na terça-feira à noite, que eles trabalhariam “noites, fins de semana, recessos” até que o processo fosse concluído.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.