O presidente argentino Javier Milei deu ao conselheiro de Trump, Elon Musk, uma motosserra nos bastidores do CPAC em Washington, DC, na quinta-feira.
Durante sua campanha de 2023, Milei ergueu uma motosserra durante um comício político enquanto prometia cortar o desperdício do governo e lidar com a crise inflacionária do país. Musk, que tem pregado uma mensagem semelhante nos EUA, tem aconselhado o presidente Donald Trump sobre áreas para cortar drasticamente os gastos do governo.
Milei postou um vídeo no X de Musk recebendo seu presente, escrevendo, “Llegó la motosierra a DOGE…!!! A motosserra chegou a DOGE…!!!” Musk então posou com Milei enquanto segurava a motosserra.
A motosserra estava estampada com a frase “VIVA LA LIBERTAD CARAJO”, que pode ser traduzida como “VIDA LONGA À LIBERDADE, DROGA!” — slogan da campanha de Milei.
Assista aqui:
Musk mais tarde apareceu no palco do CPAC usando óculos escuros e um boné preto Make America Great Again. Logo depois que ele entrou no palco, Musk foi seguido por Milei carregando a motosserra.
“Esta é a motosserra para a burocracia!”, disse Musk, segurando a ferramenta elétrica no ar.
Musk foi encarregado pelo presidente Trump, junto com o novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), de analisar várias agências governamentais e sugerir grandes cortes ou até mesmo revisões completas da agência. A Casa Branca disse no início desta semana que Musk “não é o Administrador de Serviços do DOGE dos EUA”, mas “é um Conselheiro Sênior do Presidente”. Musk, no entanto, frequentemente elogia o trabalho do DOGE.
Durante uma sessão de perguntas e respostas no CPAC, Musk disse: “DOGE começou como um meme, pense nisso”, referindo-se ao meme do cachorro Shiba Inu que se tornou popular há mais de uma década. “Agora é real. Não é loucura?”
“Estamos tentando fazer coisas boas, mas também nos divertir fazendo isso”, disse Musk. “E ter, tipo, senso de humor.”
Na quarta-feira, o presidente Trump disse que o DOGE “já” economizou mais de US$ 55 bilhões, acrescentando: “Estamos apenas começando”.