Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 1 setembro, 2025
Início » Israel elimina primeiro-ministro Houthi em ataque aéreo no Iêmen que visava altos funcionários do governo

Israel elimina primeiro-ministro Houthi em ataque aéreo no Iêmen que visava altos funcionários do governo

Por Alexandre Gomes

Os ataques foram lançados depois que Israel interceptou dois drones do Iêmen

As Forças de Defesa de Israel disseram no sábado que mataram o primeiro-ministro Houthi e vários outros altos funcionários em um ataque no Iêmen.

“O primeiro-ministro Houthi, Ahmed Al-Rahawi, juntamente com outros altos funcionários do regime terrorista Houthi foram eliminados durante um ataque das IDF em Sanaa, Iêmen”, disse as IDF em uma publicação nas redes sociais.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram ter atacado um local houthi onde se encontravam autoridades responsáveis ​​”pelo uso da força, pela intensificação militar do regime terrorista houthi e pelo avanço de ações terroristas contra Israel. As IDF continuarão a atacar todas as ameaças contra civis israelenses”.

O ataque aéreo foi conduzido pela Força Aérea Israelense na quinta-feira usando informações coletadas pelas IDF.

“O ataque foi possível graças ao aproveitamento de uma oportunidade de inteligência e à conclusão de um rápido ciclo operacional, que ocorreu em poucas horas”, disse a IDF.

Uma declaração Houthi confirmou a morte de Al-Rahawi.

Foi o segundo ataque de Israel contra os Houthis no Iêmen em uma semana.

No domingo, Israel atingiu a capital do Iêmen em resposta a mísseis disparados pelos houthis. O ataque matou seis pessoas e feriu outras 86, segundo a Reuters, que citou um porta-voz do Ministério da Saúde houthi.

“Como alertamos os houthis no Iêmen: ‘Depois da praga da escuridão, vem a praga da morte'”, disse o Ministro da Defesa israelense, Israel Katz, que estava no comando central das FDI durante o ataque. “Quem levantar a mão contra Israel, terá a mão cortada.”

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram anteriormente que os houthis operavam sob a direção do Irã para prejudicar Israel e seus aliados. As IDF também culparam os houthis por “minar a estabilidade regional e interromper a liberdade global de navegação”.

Os ataques de quinta-feira foram lançados após Israel interceptar dois drones do Iêmen e ocorreram durante um discurso do líder houthi, Abdul-Malik Badreddin al-Houthi, segundo a YNet. Além disso, o veículo israelense informou que o discurso ocorreu sem

O conflito entre Israel e os Houthis já dura quase dois anos.

A força terrorista apoiada pelo Irã ameaçou atacar Israel poucos dias após o massacre do Hamas em 7 de outubro. Semanas após os ataques do Hamas, os houthis dispararam mísseis e drones contra Israel, que foram interceptados pelas forças americanas a bordo do USS Carney.

Os Houthis continuaram a atacar Israel em apoio ao Hamas .

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.