As Forças de Defesa de Israel (FDI) declararam ter assumido o controle operacional do lado palestino da passagem de fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito. A ação ocorreu na madrugada desta terça-feira (7,) em resposta a um ataque com foguetes registrado no domingo (5), que resultou na morte de quatro soldados israelenses e deixou outros feridos.
Durante a operação iniciada na madrugada, as FDI relataram que 20 terroristas armados foram neutralizados pelo exército. Três túneis foram descobertos e um veículo carregado de explosivos, que se dirigia a um tanque israelense, foi interceptado e destruído.
Além disso, mais de 50 alvos do Hamas em Rafah foram atingidos pela Força Aérea durante a noite, e seis terroristas foram detidos por atacarem um comboio de ajuda em Gaza.
O exército israelense informou que as tropas estão realizando uma busca minuciosa na área, em busca de infraestrutura terrorista ou membros do Hamas.
“Estamos concentrados exclusivamente no lado de Gaza da passagem de Rafah”, esclareceu o exército. “Trata-se de uma operação altamente específica e de escopo limitado, direcionada a alvos bem definidos.”
A operação foi conduzida pela 401ª Brigada, sob o comando da 162ª Divisão, com o apoio do Shin Bet, o serviço de segurança interna de Israel, e unidades de inteligência. Não houve baixas no exército israelense.
Negociações de cessar-fogo
Esse movimento estratégico das FDI ocorreu após intensas negociações de cessar-fogo mediadas pelo Egito e pelo Catar, que até agora não resultaram em um acordo satisfatório para ambas as partes.
Nesta segunda-feira, 6, o grupo terrorista Hamas afirmou que aceitava a proposta de cessar-fogo apresentada pelos mediadores. No entanto, Israel insistiu que o acordo não atendia às suas principais demandas.
Evacuação da área
Na manhã desta segunda-feira, as FDI distribuíram panfletos em árabe pedindo a evacuação de civis da área leste de Rafah. Também foram fornecidos mapas com as zonas humanitárias designadas.
“Uma grande parte da organização e das pessoas na área que receberam aviso de evacuação ontem [segunda-feira] se mudaram para uma zona mais segura”, afirmaram as FDI.