Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 26 novembro, 2025
Início » Israel acusa Venezuela de ser elo do narcotráfico com grupos terroristas

Israel acusa Venezuela de ser elo do narcotráfico com grupos terroristas

Por Alexandre Gomes

Gideon Saar, ministro israelense das Relações Exteriores, comentou a conexão entre os grupos criminosos durante visita ao Paraguai

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, declarou que a Venezuela atua como elo sul-americano para os grupos terroristas Hezbollah, Hamas e os houthis do Iêmen. Ele comentou a mediação que o regime chavista faz entre os terroristas e o narcoterrorismo durante um evento no Congresso do Paraguai nesta segunda-feira, 24, segundo informações da agência EFE.

Saar afirmou que, “na América do Sul, criminosos estão formando alianças de narcoterrorismo com o Oriente Médio. O elo dessa rede é a Venezuela”, segundo tradução oficial do discurso. Ele também declarou que a Venezuela “desestabilizou a região ao provocar uma crise de refugiados” e que serve de base para “operações de terror do Hezbollah”.

O ministro argumentou que o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, já afirmou publicamente que o país faz parte do “eixo da resistência”. Saar ressaltou que Israel enfrenta atualmente três “Estados terroristas” no Oriente Médio: Hezbollah, no Líbano; Hamas, em Gaza; e Houthi, no Iêmen. “Não se trata apenas de organizações terroristas”, enfatizou.

🚨📛Israel acusa a Venezuela de ser un nexo de Hizbulá y Hamás en Suramérica

_🌎 El canciller de Israel, Gideon Saar, afirmó en Paraguay que Venezuela funciona como “nexo” en Suramérica para Hizbulá, Hamás y los hutíes, grupos señalados como organizaciones terroristas por… _pic.twitter.com/E5CvcUFZRZ

_— EVTV (@evtvmiami) _November 25, 2025

Segundo Saar, esses países “cooperam entre si como uma rede de terrorismo”, e essa colaboração já teria ultrapassado o Oriente Médio, com presença crescente na África, na América Latina e em outros continentes. “Hoje, os Estados terroristas não se concentram apenas nas áreas sob seu controle, mas ameaçam a região e o mundo”, afirmou Saar, conforme registrado pela EFE.

A viagem de Saar marca a primeira visita oficial do ministro israelense ao Paraguai, acompanhado por uma delegação de empresários. A agenda inclui reuniões com o presidente do país, Santiago Peña, e com o ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez. Saar também prevê visitar a Argentina depois dos compromissos em Assunção.

Chanceler da Venezuela nega acusações

O chanceler venezuelano, Yván Gil, rejeitou as acusações. Ele disse que Saar não deveria citar a Venezuela, mas “se preparar para ser julgado pelos crimes que seu governo comete contra o povo palestino”.

“Não nos interessa sua opinião, nem nos afeta sua retórica desesperada”, disse Gil, em mensagem publicada em canal oficial no Telegram. Ele disse ainda que Saar “representa a barbárie e a violação sistemática de todas as normas que regem a humanidade civilizada”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.