Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 20 setembro, 2024
Início » Inflação na Europa alcança novos patamares: Maquiando um colapso?

Inflação na Europa alcança novos patamares: Maquiando um colapso?

Por Marina B.

A inflação na zona euro desacelerou para 2,6% em fevereiro, de acordo com uma estimativa inicial divulgada pela Eurostat nesta sexta-feira. Em Portugal, a taxa de inflação caiu para 2,3%.

Os 20 países que adotam o euro viram a inflação subir para 2,9% em dezembro passado, antes de cair ligeiramente para 2,8% em janeiro, conforme relatado pelo órgão de estatísticas da União Europeia.

Atualmente, a inflação está muito abaixo do seu pico de 10,6% registrado em outubro de 2022, quando a Rússia interrompeu a maior parte dos fornecimentos de gás natural, resultando em aumentos nos preços de energia.

Segundo a Eurostat, é esperado que os alimentos, álcool e tabaco tenham a maior taxa anual em fevereiro (4%, em comparação com 5,6% em janeiro), seguidos pelos serviços (3,9%, em comparação com 4% em janeiro) e bens industriais não energéticos (1,6%, em comparação com 2% em janeiro). Os preços de energia caíram 3,7%, em comparação com uma queda de 6,1% em janeiro.

A inflação subjacente, que exclui os preços mais voláteis, como energia e alimentos, desacelerou para 3,1%, atingindo o nível mais baixo desde março de 2022, de acordo com a mesma fonte.

Entre os Estados-membros, Letônia (0,7%), Itália (0,9%) e Lituânia (1,1%) registraram as taxas de inflação mais baixas, enquanto Croácia (4,8%), Estônia (4,4%) e Áustria (4,2%) registraram as mais altas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.