A escolha do presidente eleito para liderar o departamento tem se reunido com senadores do Partido Republicano.
O homem escolhido pelo presidente eleito Donald Trump para liderar o FBI em seu segundo mandato deu uma visão otimista em resposta ao anúncio do plano de aposentadoria do atual diretor Christopher Wray .
“Esperamos uma transição muito tranquila no FBI e estarei pronto para começar no primeiro dia”, disse Kash Patel aos repórteres na quarta-feira, durante uma visita ao Capitólio.
Wray revelou mais cedo que pretendia continuar servindo como diretor do FBI até o fim do governo Biden em janeiro e depois renunciar.
“Esta é a melhor maneira de evitar arrastar o Bureau ainda mais para a briga, ao mesmo tempo em que reforça os valores e princípios que são tão importantes para a forma como fazemos nosso trabalho”, disse Wray.
Trump criticou Wray, que ele escolheu para chefiar o FBI durante seu primeiro mandato, por questões como criminalidade e a invasão de sua propriedade em Mar-a-Lago em meio a uma investigação de documentos.
Em uma publicação no Truth Social na quarta-feira, Trump comemorou a decisão de Wray de não permanecer no cargo pelo resto de seu mandato de 10 anos.
Trump marcou o que ele chamou de um “grande dia para a América, pois acabará com a armamentização do que ficou conhecido como Departamento de Injustiça dos Estados Unidos”.
Ele também disse que Patel é o “nomeado mais qualificado para liderar o FBI na história da agência” e está “comprometido em ajudar a garantir que a Lei, a Ordem e a Justiça” retornem aos EUA.
Patel, um ex-funcionário da Câmara que ocupou altos cargos de segurança nacional no primeiro governo Trump, tem se reunido com senadores republicanos sobre sua candidatura ao FBI.
Esta semana, o senador Tom Tillis (R-NC) compartilhou fotos de seu encontro com Patel, chamou a escolha de Trump de “o verdadeiro negócio” e disse que estava ansioso para apoiar sua nomeação.
A CNN informou que Patel disse que os senadores têm sido “maravilhosos” e que ele pretende ganhar sua “confiança”, bem como “restaurar a lei, a ordem e a integridade do FBI”.
O senador John Cornyn (R-TX) disse recentemente ao apresentador de rádio Hugh Hewitt que espera que Patel seja confirmado pelo Senado, que será controlado pelo Partido Republicano no ano que vem.