Thorbjørn Jagland foi alvo de buscas pela Økokrim, órgão da Noruega especializado em crimes econômicos e ambientais
Investigações que envolvem suposta corrupção agravada levaram a Økokrim, órgão da Noruega especializado em crimes econômicos e ambientais, a realizar buscas em propriedades do ex-primeiro-ministro Thorbjørn Jagland nesta quinta-feira, 12. A ação ocorre depois de seu nome ser associado ao financista Jeffrey Epstein, condenado por exploração sexual.
As diligências incluíram imóveis em Oslo, além de outras residências pertencentes a Jagland, em Risør e Rauland, ambas no sul da Noruega. Imagens de emissoras locais mostraram quando equipes chegam ao apartamento na capital durante a manhã, transportando caixas, enquanto Jagland aparecia ao lado de seu advogado, sorrindo, ao deixar o local.
Imunidade parlamentar e avanço das investigações na Noruega
O início da investigação por corrupção agravada foi anunciado na semana anterior. O procedimento policial só se tornou viável depois de o Conselho da Europa retirar, na quarta-feira 11, a imunidade parlamentar que protegia Jagland.
Em nota, o advogado Anders Brosveet declarou que “Jagland deseja contribuir para uma investigação completa do caso, e o próximo passo será seu comparecimento para interrogatório perante a Økokrim — como ele próprio indicou desejar”.