Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 17 outubro, 2025
Início » Hungria se prepara para sediar novo encontro entre Trump e Putin

Hungria se prepara para sediar novo encontro entre Trump e Putin

Por Alexandre Gomes

Reunião deve negociar acordo para o fim da guerra na Ucrânia

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, anunciou nesta quinta-feira, 16, que seu país se prepara para sediar um novo encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A declaração foi feita por meio das redes sociais, depois de conversas entre os líderes.

“Acabei de falar ao telefone com o presidente Donald Trump e os preparativos para a cúpula de paz entre os EUA e a Rússia estão em andamento”, escreveu Orbán. Em outra publicação, ele afirmou que “a Hungria é a ilha da paz” e que o futuro encontro “é uma ótima notícia para o povo amante da paz do mundo”.

As mensagens foram publicadas horas depois de Trump relatar, também em suas redes sociais, uma conversa telefônica com o presidente russo. Segundo o norte-americano, o diálogo foi “muito produtivo” e incluiu temas como a guerra na Ucrânia e o comércio bilateral depois do fim do conflito.

Trump afirmou que Putin o parabenizou “pelo grande feito de paz no Oriente Médio”, e declarou acreditar que “o sucesso no Oriente Médio ajudará nas negociações para alcançar o fim da guerra com a Rússia e a Ucrânia”.

O presidente norte-americano informou ainda que, ao final da conversa, ambos concordaram em realizar uma reunião de conselheiros de alto nível na próxima semana. As reuniões iniciais dos EUA, segundo Trump, serão conduzidas pelo secretário de Estado, Marco Rubio.

I just got off the phone with President @‌realDonaldTrump. Preparations for the USA-Russia peace summit are underway.

Hungary is the island of PEACE!

_— Orbán Viktor (@pm_viktororban) _October 16, 2025

Hungria deve ser palco do encontro entre Trump e Putin

De acordo com Trump, o local do encontro com Putin ainda será definido, mas Budapeste, capital da Hungria, surge como uma das opções consideradas. “O presidente Putin e eu nos reuniremos em um local acordado, Budapeste, Hungria, para ver se conseguimos encerrar esta guerra inglória entre Rússia e Ucrânia”, afirmou.

O republicano também disse que se reunirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na sexta-feira, 17, na Casa Branca. O objetivo será discutir a conversa com Putin e avaliar os próximos passos nas negociações de paz. “Acredito que grandes progressos foram feitos com a conversa telefônica de hoje”, concluiu.

O possível novo encontro entre Trump e Putin ocorre dois meses depois da reunião realizada no Alasca, em agosto, quando ambos discutiram formas de encerrar o conflito no leste europeu. Na ocasião, os líderes afirmaram ter dado “um grande passo” nas negociações, mas não houve anúncio de cessar-fogo.

O encontro no Alasca contou com a presença de assessores dos dois lados, como Rubio e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. Depois de mais de duas horas de conversas, Trump e Putin destacaram o começo das tratativas por um cessar-fogo e enfatizaram o compromisso de continuar o diálogo.

A nova rodada de discussões, agora com a Hungria como possível sede, reforça a intenção dos dois países de prosseguir com as negociações de paz. Orbán, que mantém boas relações com Moscou e com Washington, afirmou que o país “está pronto” para receber os líderes.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.