Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 24 novembro, 2024
Início » Houthis atacam navio com mísseis no Golfo de Áden após assassinato de líder do Hamas

Houthis atacam navio com mísseis no Golfo de Áden após assassinato de líder do Hamas

Por Marina B.

Os Houthis retomaram os ataques com mísseis após uma pausa de duas semanas, atingindo o navio porta-contentores Groton no Golfo de Áden. Este ataque marca o primeiro do grupo rebelde desde os recentes ataques aéreos israelenses e o assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh.

Segundo autoridades, o navio porta-contentores de bandeira liberiana foi atingido pouco acima da linha de água, causando danos menores. O Centro Conjunto de Informação Marítima, uma coalizão liderada pela Marinha dos EUA, informou que toda a tripulação está a salvo.

O ataque ocorreu após uma pausa no Mar Vermelho, sem uma explicação dos Houthis sobre a retomada das ofensivas. Desde o início dos ataques em novembro, as pausas já foram registradas devido ao conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

A ofensiva dos Houthis segue o assassinato de Haniyeh no Irão, um aliado chave dos rebeldes, e levanta temores de uma escalada no conflito regional. Yahya Saree, porta-voz dos Houthis, reivindicou o ataque e também alegou que os rebeldes abateram um drone espião MQ-9 dos EUA sobre a província de Saada, mostrando imagens do drone abatido com apoiantes Houthi ao redor.

O Departamento de Defesa dos EUA confirmou que está investigando a alegação sobre o drone, mas não forneceu detalhes adicionais.

Desde o início de sua ofensiva, os Houthis atacaram mais de 70 navios, matando quatro marinheiros e danificando ou afundando vários barcos. Eles afirmam que os ataques visam navios ligados a Israel, EUA e Reino Unido, buscando pressionar pelo fim da guerra entre Israel e Hamas.

No entanto, muitos ataques foram contra navios com pouca ou nenhuma ligação ao conflito Israel-Hamas, incluindo alguns com destino ao Irão. O Centro Conjunto de Informação Marítima informou que o Groton foi atacado devido a visitas recentes de outros navios da frota ao Israel.

Além dos ataques no Mar Vermelho, os Houthis também lançaram drones e mísseis contra Israel, incluindo um ataque em Tel Aviv em 19 de julho que causou uma morte e ferimentos em dez pessoas. Em resposta, Israel bombardeou a cidade de Hodeida, controlada pelos Houthis, atingindo depósitos de combustível e estações elétricas, resultando em mortes e feridos, segundo os rebeldes.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.