As autoridades dizem que o suspeito temia uma “tomada fascista” sob a administração Trump.
Um homem de Maryland enfrenta acusações de tentativa de homicídio após as autoridades afirmarem que ele tentou matar o diretor do Escritório de Gestão e Orçamento, Russell Vought, em sua casa no norte da Virgínia.
A Polícia do Condado de Arlington prendeu Colin Demarco, 26 anos, em 22 de janeiro. Demarco disse que temia uma “tomada fascista” do país sob a administração Trump e que estava escrevendo um manifesto e instruções sobre temas como “Guia de Descarte de Corpos”, segundo documentos judiciais revisados pela CBS News.
Documentos de acusação dizem que Demarco planejou matar alguém com as iniciais “R.V.” que “serviu como indicado presidencial.” Uma fonte familiarizada com o caso confirmou posteriormente à CBS News que Vought era o alvo pretendido.
“Somos gratos pelo trabalho das autoridades policiais em manter o Diretor Vought e sua família seguros”, disse o Escritório de Gestão e Orçamento em comunicado.
Demarco visitou a casa da Vought no ano passado. Ele foi flagrado pela câmera da campainha Ring do diretor em 10 de agosto, segundo a NBC News.
Demarco foi acusado de tentativa de homicídio, porte de arma de fogo sem permissão e uso ilegal de máscara.
O suposto ataque a Vought ocorre em meio a uma série de ataques de grande repercussão com motivação política nos últimos anos. Em 27 de janeiro, um homem atacou a deputada democrata Ilhan Omar enquanto ela falava em uma reunião pública e a borrifou com vinagre de maçã. Posteriormente, os promotores acusaram Anthony Kazmierczak de uma única acusação, alegando que ele “agrediu à força, se opôs, impediu, intimidou e interferiu” na deputada.
Em setembro, Charlie Kirk, fundador da Turning Point USA, foi fatalmente baleado durante um evento em um campus universitário em Utah. Algumas das cápsulas da arma do crime tinham inscrições com tom político, como “Ei, fascista! Catch” e letras do hino antifascista italiano “Bella Ciao.”
O presidente Donald Trump sobreviveu por pouco a duas tentativas de assassinato durante a campanha de 2024. Durante uma tentativa em Butler, Pensilvânia, uma bala atingiu a orelha do presidente. Os tiros destinados a Trump mataram uma pessoa na plateia, o ex-chefe dos bombeiros Corey Comperatore.
Vought é a arquiteto de partes-chave da agenda de desregulamentação e redução de custos de Trump. Um de seus principais sucessos foi o desenho do Schedule F, uma nova classificação que facilita o processo de redução do tamanho da força de trabalho federal.
O diretor do OMB tem sido alvo de inúmeras ameaças de morte e agora conta com uma equipe de segurança do Serviço de Marechais dos EUA, segundo a CBS.