Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 15 abril, 2025
Início » Hegseth: Trump está “muito sério” sobre impedir o Irã de obter uma bomba nuclear

Hegseth: Trump está “muito sério” sobre impedir o Irã de obter uma bomba nuclear

Por Alexandre Gomes

“Ele também está falando sério quando diz que, se não conseguirmos resolver isso na mesa de negociações, há outras opções”, disse Hegseth.

O presidente Donald Trump está “muito sério” sobre impedir um Irã com armas nucleares e está disposto a usar força militar para impedi-lo, se necessário, de acordo com o secretário de Defesa, Pete Hegseth.

Hegseth apareceu no programa “Sunday Morning Futures”, da Fox News, no domingo, para discutir as negociações nucleares entre os Estados Unidos e o Irã, iniciadas no sábado. Hegseth afirmou que o governo está comprometido em encontrar uma solução pacífica para o programa nuclear iraniano e que o presidente não descarta o uso de força militar.

“O presidente Trump está falando muito sério sobre essa questão. Ele está falando muito sério sobre a impossibilidade de o Irã ter uma arma nuclear. Ele vem dizendo isso há 20 anos. Ele tem sido consistente. Isso é claro”, disse Hegseth. “Ele está falando muito sério sobre querer que isso seja feito na mesa de negociações. Ele quer que seja feito pacificamente, e é por isso que está indo direto para essas negociações.”

As negociações começaram no sábado, com delegações dos Estados Unidos e do Irã reunidas em Omã. As equipes foram lideradas, respectivamente, pelo Enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e pelo Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.

“Ontem foram conversas produtivas. Não quero me precipitar – Steve Witcoff faz um trabalho fantástico –, mas foi um bom passo, e eles vão discutir novamente no sábado”, disse o secretário de Defesa. “Mas ele também está falando sério: se não conseguirmos resolver isso na mesa de negociações, existem outras opções – incluindo o meu departamento – para garantir que o Irã nunca tenha uma bomba nuclear.”

“Esperamos nunca chegar lá… mas o que estamos fazendo com os Houthis e o que estamos fazendo na região demonstra a capacidade de ir longe, de ir fundo e de fazer algo grandioso”, continuou ele. “E, novamente, não queremos fazer isso, mas se for preciso, faremos para impedir a bomba nuclear nas mãos do Irã.”

A mídia estatal iraniana noticiou no sábado que os dois lados se encontraram em Omã “em uma atmosfera construtiva baseada no respeito mútuo”. A Casa Branca afirmou em um comunicado que as delegações se reuniriam novamente em uma semana.

“O Enviado Especial Witkoff ressaltou ao Dr. Araghchi que recebeu instruções do Presidente Trump para resolver as diferenças entre as duas nações por meio do diálogo e da diplomacia, se isso for possível”, afirmou a Casa Branca em um comunicado. “Essas questões são muito complexas, e a comunicação direta do Enviado Especial Witkoff hoje foi um passo à frente para alcançar um resultado mutuamente benéfico. As partes concordaram em se reunir novamente no próximo sábado.”

As negociações ocorrem em um momento em que Trump pressiona publicamente o Irã a conter a violência de seus aliados terroristas no Oriente Médio, incluindo os houthis no Iêmen. O presidente alertou que o Irã estaria “em grande perigo” se as negociações fracassassem.

Araghchi escreveu um artigo de opinião publicado no The Washington Post na semana passada, afirmando que o Irã quer fechar um acordo e que o regime está em contato com o governo Trump há semanas. Araghchi também afirmou que o Irã manteve as condições do acordo nuclear de 2015, negociado pelo ex-presidente Barack Obama. Trump criticou duramente o acordo, chamando-o de “unilateral”.

Em fevereiro, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) constatou que o Irã ultrapassou o nível de enriquecimento de urânio de 3,67% estabelecido no acordo nuclear. O estoque de urânio do Irã está enriquecido a cerca de 60%. O urânio para armas é de 90%. O estoque iraniano também é muitas vezes maior do que os limites estabelecidos no acordo: aproximadamente 8.294 quilos, contra o limite de 300 quilos do acordo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.