Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 22 dezembro, 2025
Início » Hegseth lança ataques de ‘vingança’ na Síria após tropas americanas mortas pelo ISIS

Hegseth lança ataques de ‘vingança’ na Síria após tropas americanas mortas pelo ISIS

Por Alexandre Gomes

“Isso não é o começo de uma guerra — é uma declaração de vingança.”

O secretário de Guerra, Pete Hegseth, disse na quinta-feira que os Estados Unidos realizaram ataques contra alvos do ISIS na Síria em resposta a um ataque no último fim de semana que deixou dois soldados americanos mortos.

Hegseth disse que os ataques não tinham como objetivo iniciar uma nova guerra, mas sim para realizar uma “vingança” por um ataque do ISIS que tinha como alvo as forças americanas no último sábado.

“Mais cedo hoje, as forças dos EUA iniciaram a OPERAÇÃO HAWKEYE STRIKE na Síria para eliminar combatentes, infraestrutura e locais de armas do ISIS em resposta direta ao ataque às forças dos EUA ocorrido em 13 de dezembro em Palmira, Síria”, postou Hegseth no X. “Este não é o começo de uma guerra — é uma declaração de vingança. Os Estados Unidos da América, sob a liderança do presidente Trump, nunca hesitarão e nunca desistirão em defender nosso povo.”

“Como dissemos logo após o ataque selvagem, se você mirar em americanos — em qualquer lugar do mundo — passará o resto da sua breve e ansiosa vida sabendo que os Estados Unidos vão te caçar, encontrar e te matar sem piedade”, acrescentou. “Hoje, caçamos e matamos nossos inimigos. Muitos deles. E continuaremos assim.”

Citando um funcionário americano, o New York Times disse que os ataques atingiram dezenas de locais do ISIS em toda a Síria central. A operação está prestes a ser um “ataque em grande escala”, disse o oficial.

Uma postagem posterior do Comando Central dos EUA (CENTCOM) mostrou vídeos de múltiplos ataques realizados na Síria.

U.S. Central Command on Twitter / X

https://abs.twimg.com/favicons/twitter.3.ico

Os ataques da semana passada mataram dois soldados identificados como Nate Howard, de 29 anos, e Edgar Torres, de 25 anos. Um intérprete americano chamado Ayad Mansoor Sakat também foi morto no ataque. Tanto Howard quanto Torres eram membros da Guarda Nacional de Iowa.

Na quarta-feira, o presidente Donald Trump e Hegseth participaram de uma transferência digna dos restos mortais do soldado na Base Aérea de Dover, em Delaware.

Após os ataques do último fim de semana, Trump disse que os Estados Unidos iriam retaliar.

“Posso dizer que na Síria haverá muito dano causado às pessoas que fizeram isso, que elas pegaram a pessoa, a pessoa individual, mas haverá grandes danos”, disse Trump no domingo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.