“Ele não achou que seria pego”, disse o presidente Trump sobre James Comey.
O presidente Donald Trump previu na sexta-feira que “haverá outros” indiciados após o indiciamento do ex-diretor do FBI James Comey por um grande júri federal.
O júri indiciou Comey pelas acusações de prestar declarações falsas e obstruir um processo no Congresso, levando a mídia liberal a acusar o presidente de retaliar oponentes políticos. Na manhã de sexta-feira, o presidente conversou com repórteres antes de embarcar no Marine One para uma viagem à Ryder Cup em Nova York. Ele discutiu a notícia sobre Comey e enfatizou que o Departamento de Justiça do presidente Joe Biden o havia perseguido injustamente.
“Acho que haverá outros”, compartilhou Trump, pressionado por um repórter a revelar quem mais poderia ser o próximo. “Quer dizer, eles são corruptos. Eram democratas corruptos e radicais de esquerda, porque Comey, essencialmente, era pior que um democrata. Eu diria que os democratas são melhores que Comey. Mas não, haverá outros… essa é a minha opinião.”
“Eles transformaram o Departamento de Justiça em uma arma como ninguém na história, o que eles fizeram é terrível”, acrescentou o presidente, dizendo: “Espero, francamente, que haja outros, porque não podemos deixar isso acontecer com um país”.
Comey mentiu, disse Trump.
“Ele não achou que seria pego.”
Questionado se teme que os democratas ataquem seu diretor do FBI, Kash Patel, após sua saída do cargo, Trump respondeu: “Eles fizeram isso comigo por quatro anos. Eles me perseguiram. Eles me perseguiram por quatro anos. E isso nem inclui os quatro excelentes anos que tivemos na Casa Branca.”
Trump observou que começou a ouvir rumores sobre a Rússia quando foi eleito presidente pela primeira vez.
“Eu disse: ‘Que diabos eu tenho a ver com a Rússia?'”, perguntou ele. “Nada. E aí piorou, e piorou até que algumas das notícias falsas divulgaram… e eles adoraram. E passamos por isso por muito tempo. E, apesar disso, tivemos um ótimo primeiro mandato.”
Trump disse a Peter Doocy, da Fox News: “Isto é uma questão de justiça. Sério, não é vingança.”
“Também se trata do fato de que não se pode deixar isso continuar. Eles são pessoas doentes, de esquerda radical, e não podem se safar”, disse ele. “E Comey. Comey era uma dessas pessoas. Ele não era o maior, mas é um policial corrupto. Ele sempre foi um policial corrupto.”
“O único problema é que, para ele, ele não achou que seria descoberto, e foi descoberto”, acrescentou Trump. “Ele mentiu. Mentiu muito, mas isso foi algo muito importante. Ele poderia ter dito ‘talvez’ ou ‘não me lembro’, mas não disse isso. Ele deu uma resposta muito específica, depois a verificou inúmeras vezes e foi descoberto. O problema de Comey é que ele foi descoberto mentindo, e ele foi muito incisivo. Não é como se, bem, talvez, ou eu não me lembro, ele tivesse dado uma resposta muito específica, porque era uma pergunta muito poderosa, uma pergunta muito importante, e quando ele deu a resposta.”
“O único problema”, disse o presidente novamente, “é que ele foi pego”.
A acusação contra Comey decorreu de declarações do ex-diretor do FBI ao Congresso em setembro de 2020, quando testemunhou sobre como conduziu a investigação federal sobre a interferência da Rússia nas eleições de 2016. O prazo de prescrição para as alegações de Comey feitas durante a audiência em 30 de setembro já teria expirado. Ele é o primeiro ex-alto funcionário do governo a ser indiciado em relação à farsa da conspiração com a Rússia.