Investigadores na Alemanha revelaram a descoberta de uma quantidade recorde de cocaína, avaliada em vários bilhões de euros, anunciaram autoridades na sexta-feira.
O Gabinete de Investigação Criminal do Estado de Baden-Württemberg, o Gabinete de Investigação Aduaneira de Estugarda e o Ministério Público de Düsseldorf divulgaram que “dezenas de toneladas de cocaína, no valor de vários bilhões de euros, foram apreendidas”. A droga foi inicialmente encontrada no porto de Hamburgo no ano passado, vinda da América do Sul, conforme relata a agência de notícias alemã DPA.
Esta foi uma das maiores apreensões individuais de cocaína na Alemanha, desencadeando operações de busca em diversos estados federais, incluindo Renânia do Norte-Vestfália, Baviera, Berlim, Brandemburgo, Hamburgo, Hesse e Baixa Saxônia. Sete mandados de detenção foram emitidos como resultado das investigações.
Hamburgo, um dos principais pontos de entrada de cocaína na Europa continental, destaca-se como o maior porto marítimo da Alemanha e o terceiro maior da Europa, com mais de 23.000 contêineres movimentados diariamente.
No mês passado, em Hildesheim, oeste da Alemanha, a polícia encontrou aproximadamente 190 quilos de cocaína camuflados em caixas de bananas entregues a um comerciante de frutas local. Os investigadores determinaram que o carregamento de bananas tinha origem na Colômbia e chegou via Hamburgo em meados de abril.
Em fevereiro deste ano, o Reino Unido apreendeu 5,7 toneladas de cocaína em Southampton, na maior apreensão de drogas de Classe A já registrada no país, destinadas ao porto de Hamburgo.