Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 5 novembro, 2025
Início » Hamas devolve corpo de soldado norte-americano-israelense depois de mais de 2 anos

Hamas devolve corpo de soldado norte-americano-israelense depois de mais de 2 anos

Por Alexandre Gomes

A entrega encerra um dos capítulos mais longos e dolorosos da crise de reféns em Gaza

sargento Itay Chen, de 19 anos, o último refém norte-americano morto em Gaza. A identificação do corpo ocorreu nesta quarta-feira, 5, no Instituto Forense de Israel, em Tel-Aviv, segundo comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Chen tinha cidadania israelense, norte-americana e alemã. Ele servia como soldado de combate no 77º Batalhão da 7ª Brigada do Exército israelense. De acordo com informações das Forças de Defesa de Israel (FDI), o soldado morreu em combate dentro de um tanque durante a batalha em Kibbutz Nir Oz, na manhã de 7 de outubro de 2023. Na ocasião, o Hamas levou o corpo.

O sargento deixa os pais e dois irmãos. Em nota, as Forças de Defesa de Israel informaram que “representantes das FDI comunicaram à família do sargento Itay Chen que ele foi devolvido para sepultamento”.

🟡 IDF representatives informed the family of Staff Sergeant Itay Chen that he has been returned for burial.

According to the information and intelligence available to the IDF:
_SSGT Itay Chen, 19, served as a combat soldier in the 77th Battalion of the 7th Brigade. He fell… _pic.twitter.com/XOLQX86wgK

_— Israel Defense Forces (@idf) _November 4, 2025

“O Hamas é obrigado a cumprir sua parte no acordo e a envidar os esforços necessários para devolver todos os reféns às suas famílias e para que lhes seja concedido um enterro digno”, disseram ainda as FDI.

Devolução de reféns do Hamas

O ataque terrorista do Hamas, que deu início à guerra com Israel, resultou na captura de cerca de 250 pessoas. Isso inclui uma dezena de cidadãos norte-americanos, segundo o Hostages Families Forum, grupo de apoio às famílias.

A devolução do corpo de Chen faz parte do cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. O Hamas deve entregar todos os reféns vivos restantes e 21 corpos, entre eles o de Chen, em troca da libertação de prisioneiros palestinos. Israel, por sua vez, libertou cerca de 2 mil detentos condenados.

Sete corpos de reféns ainda permanecem em Gaza, incluindo o do soldado israelense Hadar Goldin, capturado em 2014. Entre os mortos levados em 2023, há dois estrangeiros e quatro israelenses.

Autoridades israelenses, porém, reconhecem que a devolução de todos os corpos pode demorar, já que alguns estão em locais desconhecidos. Assim, as buscas continuam nos escombros de Gaza, com ajuda de uma equipe egípcia.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.