Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 24 outubro, 2025
Início » Gustavo Petro chama narcotraficantes de ‘trabalhadores’

Gustavo Petro chama narcotraficantes de ‘trabalhadores’

Por Alexandre Gomes

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, voltou a causar polêmica. Em declaração nesta quinta-feira, 23, o ex-guerrilheiro classificou os operadores de barcos usados pelo narcotráfico como “trabalhadores”. A frase repercutiu de forma negativa nas redes sociais e provocou reação da oposição.

A fala surgiu durante um discurso sobre a tensão diplomática entre Colômbia e Estados Unidos. Nesse sentido, Petro condenou as operações da Guarda Costeira norte-americana no Mar do Caribe. As autoridades dos EUA têm interceptado embarcações utilizadas pelo tráfico de drogas na região.

“Na minha opinião, chamar esses barqueiros de ‘traficantes de drogas’ não é linguisticamente correto”, disse o ex-guerrilheiro. “Eles são ‘trabalhadores do tráfico de drogas’. Assim como há agricultores que acabam sendo abastecidos com insumos por meio de folhas de coca em troca de dinheiro e por causa da pobreza.”

_Gustavo Petro, da Colômbia, disse que é errado chamar de “narcotraficante” os homens que estão sendo mortos no Caribe nos ataques ordenados por Trump. Para Petro, eles são “trabalhadores do narcotráfico”. _pic.twitter.com/RZcZTaEF9n

_— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) _October 23, 2025

Petro isenta barqueiro por tráfico de cocaína aos EUA

No mesmo pronunciamento, Petro mencionou um barqueiro envolvido com o narcotráfico. Para ele, trata-se apenas de um pescador da região de Santa Marta, integrante de uma família tradicional. “Ele pode ter sido fisgado de forma intermitente, por falta de recursos financeiros para outra tarefa além do transporte de cocaína para os Estados Unidos.”

Por fim, o colombiano criticou a estratégia do presidente Donald Trump, que autorizou bombardeios contra embarcações no Caribe. Segundo o ex-guerrilheiro, a medida viola resoluções da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Em resposta, a senadora María Fernanda Cabal, do Centro Democrático, acusou Petro de normalizar o crime organizado. Para ela, “chamar de ‘trabalhadores’ aqueles que colaboram com o tráfico de drogas é justificar a ilegalidade e diluir a responsabilidade”.

“Com declarações como essas, ele não tem como se defender das acusações do presidente Trump”, concluiu

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.