O governo Biden perdeu o controle de centenas de milhares de menores desacompanhados que entraram ilegalmente nos EUA.
O governo Trump teria localizado mais de 13.000 crianças que entraram nos Estados Unidos desacompanhadas e ilegalmente antes de serem perdidas pelos sistemas de rastreamento do governo.
O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) do presidente Donald Trump prendeu mais de 400 patrocinadores de menores desacompanhados por crimes relacionados a maus-tratos às crianças sob seus cuidados ou por outros motivos, disse um funcionário da Saúde e Serviços Humanos ao NewsNation .
Mais de 300.000 menores desacompanhados invadiram os Estados Unidos durante o governo do ex-presidente Joe Biden e depois foram perdidos por autoridades do governo, de acordo com o Gabinete do Inspetor Geral do Departamento de Segurança Interna .
O governo Trump instruiu os funcionários da Alfândega e Fronteiras dos EUA a começarem a perguntar a menores desacompanhados, com idades entre 14 e 17 anos, se eles gostariam de se autodeportar de volta para seus países de origem. Se a resposta for afirmativa, serão entregues ao ICE ou ao HHS para iniciar o processo de deportação, de acordo com a CNN .
A prática atual não é nova, mas sim uma versão expandida do que agentes federais já ofereciam a menores desacompanhados. Anteriormente, a oferta se limitava à autodeportação para o México ou Canadá.
“Esta é uma prática antiga, usada por governos anteriores para priorizar o retorno das crianças à segurança de um dos pais ou responsável legal em seu país de origem. A política de oferecer a crianças estrangeiras desacompanhadas (UACs) a opção de retirar seu pedido de admissão nos EUA é credenciada na Lei de Reautorização para Prevenção e Proteção de Vítimas de Tráfico de Pessoas de 2022”, disse um funcionário da Segurança Interna à CNN.
“A única mudança de acordo com o Big Beautiful Bill é expandir esta opção para retornar para casa para UACs de outros países além do México e Canadá”, acrescentou a autoridade.
Trump revelou no início deste mês que seu governo localizou 10.000 menores desaparecidos e desacompanhados.
“Algo que vocês deveriam ter informado e que não foram informados – como sabem, 300.000 crianças estão desaparecidas, 300.000 sob o governo Biden. Já recuperamos 10.000 e temos muito mais planejados para recuperar. Estamos recuperando-as aos milhares”, disse Trump em 11 de julho.
Rapid Response 47 on Twitter / X
Dezenas de milhares de imigrantes ilegais adultos se autodeportaram desde que Trump assumiu o cargo em janeiro. O governo Trump alterou o aplicativo CBP One, desenvolvido e implementado pelo governo Biden para agilizar os pedidos de asilo, para auxiliar estrangeiros que buscam se autodeportar dos Estados Unidos.
O aplicativo foi renomeado para CBP Home. O governo Trump ofereceu uma indenização de US$ 1.000 a imigrantes ilegais que concordassem em se autodeportar. O aplicativo ameaçou imigrantes com multas de até US$ 1.000 por dia caso se recusassem.