“…a remoção de todo o urânio altamente enriquecido armazenado pelo Irã…”
Um novo relatório revela que o governo Trump e o governo israelense estão exigindo que o Irã entregue todo o urânio enriquecido antes que qualquer acordo nuclear seja assinado.
Em 12 de abril, o presidente Donald Trump enviou uma carta ao governo iraniano alertando que o país tinha 60 dias para atender às suas exigências, sob pena de uma ação militar. Segundo Abdulkhaleq Abdullah, ex-assessor do presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed, Trump queria as seguintes mudanças: o fim do programa nuclear iraniano; a interrupção do enriquecimento de urânio; o fim dos envios de armas para os houthis no Iêmen; o fim do apoio financeiro ao Hezbollah no Líbano e a dissolução dos grupos militares alinhados às Forças de Mobilização Popular no Iraque.
Depois que o Irã se recusou a atender às exigências de Trump, Israel lançou seu ataque abrangente ao Irã em 13 de junho, o 61º dia.
O Israel Hayom relata que Trump e os israelenses estão exigindo que o Irã desista de todo o urânio enriquecido que ainda possui: “Os EUA pretendem apresentar ao Irã três exigências básicas para a retomada das negociações: proibição total do enriquecimento de urânio em solo iraniano, remoção de todo o urânio altamente enriquecido que o Irã armazenou e limitações na produção futura de mísseis.”
O urânio enriquecido pode ser usado para fabricar armas nucleares, mas também pode ser usado para criar uma “bomba suja”, um tipo de dispositivo de dispersão radiológica (RDD). A radiação de uma “bomba suja” poderia se espalhar a alguns quilômetros da explosão, de acordo com a Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos.
“A maioria dos cenários de RDD tende a se concentrar em um dispositivo que usa explosivos de alta potência para pulverizar e dispersar material radioativo”, observou Peter Zimmerman, da Universidade de Defesa Nacional, financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos .
“É importante observar que há vários métodos que podem ser usados para entregar material radiológico , além do método amplamente divulgado de usar explosivos de alta potência convencionais. O material radioativo pode ser disseminado na forma de fontes discretas. Algumas formas de isótopos podem ser dissolvidas em solventes e pulverizadas amplamente; outras ainda podem ser queimadas ou vaporizadas. … qualquer plano completo para responder a um RDD deve levar em consideração todas as maneiras razoáveis pelas quais tal dispositivo pode funcionar, incluindo aquelas tão furtivas que a população pode ingerir ou inalar doses significativas antes que um ataque se torne aparente.”