Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 14 outubro, 2025
Início » Governo Trump diz ao Congresso que determinou que os EUA estavam envolvidos em um “conflito armado” formal com cartéis de drogas “terroristas”

Governo Trump diz ao Congresso que determinou que os EUA estavam envolvidos em um “conflito armado” formal com cartéis de drogas “terroristas”

Por Alexandre Gomes

Governo Trump envia memorando ao Congresso declarando ‘conflito armado não internacional’ com cartéis de drogas

O governo Trump enviou um memorando ao Congresso na quinta-feira dizendo que os Estados Unidos estão agora “em um conflito armado não internacional” com cartéis de drogas, que autoridades do governo designaram como “organizações terroristas”.

“O Presidente ordenou essas ações de forma consistente com sua responsabilidade de proteger os interesses dos americanos e dos Estados Unidos no exterior e em prol da segurança nacional e dos interesses da política externa dos Estados Unidos, de acordo com sua autoridade constitucional como Comandante em Chefe e Chefe do Executivo para conduzir as relações exteriores”, afirma o memorando.

A Casa Branca disse que o relatório foi enviado ao Congresso após o ataque de 15 de setembro contra “uma Organização Terrorista Designada” e “não transmite nenhuma informação nova”.

Em uma declaração à Fox News, a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, disse que Trump agiu “em conformidade com a lei dos conflitos armados para proteger nosso país daqueles que tentam trazer veneno mortal para nossas costas, e ele está cumprindo sua promessa de enfrentar os cartéis e eliminar essas ameaças à segurança nacional que assassinam mais americanos”.

A notificação aos legisladores do Congresso ocorreu enquanto democratas em comitês importantes acusavam o governo de exceder seus poderes ao usar as forças armadas contra os cartéis, principalmente após ataques recentes ao que o governo disse serem embarcações de tráfico de drogas no Caribe.

“Os cartéis envolvidos tornaram-se mais armados, bem organizados e violentos”, dizia o memorando. “Eles têm os meios financeiros, a sofisticação e as capacidades paramilitares necessárias para operar com impunidade.”

“Eles causam ilegal e diretamente a morte de dezenas de milhares de cidadãos americanos todos os anos”, continuou. “Embora nações estrangeiras amigas tenham feito esforços significativos para combater essas organizações, sofrendo perdas significativas de vidas, esses grupos agora são transnacionais e conduzem ataques contínuos em todo o Hemisfério Ocidental na forma de cartéis organizados . Portanto, o Presidente determinou que esses cartéis são grupos armados não estatais, designou-os como organizações terroristas e determinou que suas ações constituem um ataque armado contra os Estados Unidos.”

O memorando cita especificamente a greve de 15 de setembro.

“A comunidade de inteligência dos EUA avaliou que o navio era afiliado a uma organização terrorista designada e, na época, estava envolvido no tráfico de drogas ilícitas, o que poderia eventualmente matar americanos”, disse.

Trump prometeu liberar o exército dos EUA contra cartéis de drogas em meio a uma escalada no Caribe, ao mesmo tempo em que aprovou uma série de ataques militares dos EUA contra supostos navios de drogas da Venezuela para combater o fluxo de drogas ilegais para os EUA.

Em agosto, Trump aprovou o envio de vários contratorpedeiros de mísseis guiados da Marinha dos EUA para reforçar os esforços de combate às drogas na região.

Na época, o presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou que seu país estava preparado para responder a qualquer ataque. Maduro é acusado pelo governo de ser uma figura-chave em uma conspiração de “narcoterrorismo” e de liderar um violento cartel de drogas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.