Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 30 julho, 2025
Início » Governo dos EUA publica mensagem em português contra inimigos da liberdade de expressão

Governo dos EUA publica mensagem em português contra inimigos da liberdade de expressão

Por Alexandre Gomes

Postagem oficial foi feita pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, ligado ao Departamento de Estado

O governo dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (29) uma mensagem em português afirmando que “nenhum inimigo da liberdade de expressão dos americanos será perdoado”. A publicação foi feita na conta oficial do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental (WHA), órgão vinculado ao Departamento de Estado dos EUA.

“Que fique claro: nenhum inimigo da liberdade de expressão dos americanos será perdoado”, afirmou o WHA em postagem no X (antigo Twitter).

A mensagem acompanha uma publicação do secretário de Estado, Marco Rubio, que informou que os EUA avaliam restrições de vistos a autoridades estrangeiras que atuarem para censurar cidadãos americanos, mesmo fora do território dos Estados Unidos.

A publicação foi feita apenas em português, o que chamou atenção por se tratar de um idioma pouco comum nos canais oficiais do WHA. O órgão atua na implementação da política externa norte-americana na América do Norte, América Central, América do Sul e Caribe.

Moraes citado em apurações

Embora nenhum nome tenha sido mencionado diretamente na publicação, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, já foi citado anteriormente por parlamentares e autoridades dos EUA como possível alvo da Lei Magnitsky, que permite sanções contra indivíduos envolvidos em violações de direitos humanos e atos de censura.

O ministro também é citado em dois processos em curso nos EUA: um movido pela plataforma Rumble, que deixou o Brasil após ordens judiciais de Moraes, e outro pela Trump Media & Technology Group, ligada ao ex-presidente Donald Trump.

Contexto da medida

O governo norte-americano tem reiterado que tomará medidas contra qualquer autoridade estrangeira que tente restringir a liberdade de expressão de seus cidadãos, mesmo que essas ações ocorram fora do território dos EUA. A nova diretriz foi destacada por Marco Rubio em pronunciamento na quarta-feira (28), no qual afirmou que o governo Trump estuda a aplicação de restrições de vistos e outras sanções diplomáticas.

Até o momento, não houve manifestação oficial do governo brasileiro ou do STF sobre a publicação em português feita pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.