O subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattie, emitiu nesta segunda-feira (8) um comunicado sondando autoridades brasileiras sobre abusos de poder. Em referência ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, Beattie disse:
“Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso em apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis.”
A menção de Beattie reforça o alerta diplomático dos EUA, que já haviam adotado sanções contra Moraes sob a Lei Magnitsky em episódios anteriores — um passo raramente usado contra autoridades de outros países.
Na sexta-feira (5), o presidente dos EUA, Donald Trump, havia externado sua irritação com o Brasil durante entrevista. Ao abordar vistos para autoridades brasileiras que participariam da Assembleia Geral da ONU, Trump declarou estar “muito irritado” com o governo, criticando sua transição para a esquerda e sinalizando possíveis consequências econômicas.