O primeiro-ministro italiano Giorgia Meloni parabenizou Marine Le Pen e seu partido de direita nacionalista, Reagrupamento Nacional (RN), pela vitória no primeiro turno das eleições parlamentares na França nesta segunda-feira (1º). Ele também pediu o fim das divisões entre as forças alternativas de esquerda na Europa.
“Sempre desejo, a nível europeu, que as velhas barreiras entre as forças alternativas de esquerda desapareçam, e acredito que na França também estamos vendo avanços nessa direção”, comentou o líder italiano de direita, destacando que “pela primeira vez, o partido de Le Pen teve aliados desde o primeiro turno”.
Além disso, Meloni observou que “pela primeira vez, os republicanos também estão dispostos a não participar da chamada ‘frente republicana'”, em declarações à agência “Adn Kronos” sobre o resultado das eleições legislativas francesas, onde o partido de Marine Le Pen e seus aliados obtiveram mais de 33% dos votos.
Meloni parabenizou o RN e seus aliados pela “clara reafirmação no primeiro turno” e considerou “positivo” o alto comparecimento às urnas. Ele também falou sobre o cenário do segundo turno, enfatizando a polarização.
“Estamos diante de um cenário muito polarizado, e se me perguntarem se apoio a esquerda, em alguns casos até bastante extremista, ou a direita… Claramente apoio a direita”, afirmou.
“Isso porque vejo algo que também afeta várias formas na Itália: a constante tentativa de demonizar e estigmatizar pessoas que não votam na esquerda. É um truque para evitar o debate sobre as diferentes propostas políticas. Mas é um truque que cada vez menos pessoas estão caindo. Vimos isso na Itália e vemos cada vez mais na Europa e no Ocidente.”