O partido de centro-direita GERB da Bulgária venceu as eleições parlamentares no domingo, mostraram resultados preliminares, mas terá que buscar um parceiro de coalizão para formar um governo.
De acordo com os resultados preliminares da comissão eleitoral estadual com base na contagem parcial dos votos, GERB obteve 26,08% dos votos.
O partido reformista Continuamos a Mudança (PP) ficou em segundo lugar com 14,76%, mostrou o site da comissão na manhã de segunda-feira, após apurar mais de 82% dos votos, enquanto o partido nacionalista Revival ficou em terceiro lugar com 13,8%.
A eleição de domingo, a sétima em quatro anos, foi desencadeada pelo fracasso dos partidos políticos da Bulgária em chegar a um acordo sobre a formação de um governo de coalizão após uma eleição inconclusiva em 9 de junho .
O líder do GERB, Boyko Borissov, agradeceu aos eleitores pelo apoio na manhã de segunda-feira e disse que seu partido formaria um novo governo.
“Trabalharemos em conjunto com todos, exceto com o Revival”, disse ele.
A Bulgária tem sido governada por governos de curta duração desde 2020, quando protestos anticorrupção ajudaram a acabar com uma coalizão liderada pelo partido GERB.
A Bulgária precisa de um período de governo estável e funcional para acelerar o fluxo de fundos da União Europeia para sua infraestrutura precária e levá-la à adoção do euro.
Os planos de ingressar na zona do euro já foram adiados duas vezes por causa de metas de inflação não cumpridas. A adesão está atualmente programada para 25 de janeiro de 2025.
Muitos eleitores disseram temer mais incertezas no futuro.
“Mesmo que eles consigam formar um governo, não dou a eles muitas chances de uma vida bem-sucedida e saudável nos próximos quatro anos”, disse Stoyan Danin, 37, em Sófia, à Reuters.